Mundo

Acordo na UE para início de novas negociações com Turquia

Membros da União Europeia alcançaram um acordo de princípio de novas negociações para a entrada da Turquia no bloco, informou um porta-voz


	Líderes da União Europeia: Turquia é candidata à adesão ao bloco europeu desde 1999, mas nos últimos anos França e Alemanha bloquearam a entrada do país
 (Bertrand Langlois/AFP)

Líderes da União Europeia: Turquia é candidata à adesão ao bloco europeu desde 1999, mas nos últimos anos França e Alemanha bloquearam a entrada do país (Bertrand Langlois/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de junho de 2013 às 09h36.

Luxemburgo - Os Estados membros da União Europeia (UE) alcançaram nesta terça-feira um acordo de princípio para iniciar novas negociações para a entrada da Turquia no bloco, informou um porta-voz.

Mas em consequência da repressão contra os manifestantes neste país, o início oficial das negociações foi adiado para o outono (hemisfério norte, primavera no Brasil).

Os ministros das Relações Exteriores "concordaram em iniciar o Capítulo 22" (sobre política regional), destacou um porta-voz irlandês, ao citar um dos 35 capítulos que um candidato deve cumprir para entrar no bloco.

O ministro turco das Relações Exteriores, Ahmet Davutoglu, manifestou satisfação com o acordo para a abertura de um novo tema nas negociações de adesão da Turquia, em um momento de tensão política no país.

"Se abriu o capítulo 22. Este tema está resolvido", disse em Ancara.

A Turquia é uma candidata à adesão ao bloco europeu desde 1999. As negociações começaram em 2005, mas nos últimos anos França e Alemanha bloquearam a entrada do país.

As negociações ficaram ainda mais complicadas com a recente repressão das autoridades turcas para dispersar as manifestações contra o governo do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaNegociaçõesTurquiaUnião Europeia

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia