Mundo

Acordo com Irã é vitória do governo Lula, diz Dilma

Sem perder tempo, Dilma Rousseff saiu a favor do presidente Lula e disse que o acordo nuclear entre Irã, Brasil e Turquia foi um gol no Oriente Médio

A pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, disse que o Governo Lula está sempre disposto a dialogar. (.)

A pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, disse que o Governo Lula está sempre disposto a dialogar. (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

Brasília - A pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff disse hoje que o acordo nuclear fechado entre Irã, Brasil e Turquia foi "um gol no Oriente Médio". "É uma vitória da diplomacia brasileira, mas sobretudo da política externa do governo Lula", afirmou a ex-ministra da Casa Civil, em entrevista à rádio CBN, de São Paulo. Segundo Dilma, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "demonstra que sempre se está disposto a dialogar".

Questionada sobre a possibilidade de Lula ocupar no futuro uma cadeira na Organização das Nações Unidas (ONU), a petista afirmou que é preciso "perguntar para ele". "O Lula tem vínculos muito fortes com o Brasil", ressaltou. "Tem que ver o que ele quer fazer após o 31 de dezembro." Dilma afirmou que o presidente "deixa uma marca" na política externa brasileira, pois "criou na América Latina um outro ambiente", "fez o mesmo pela África e agora marca um gol no Oriente Médio".

Na entrevista à rádio, a pré-candidata disse ainda que não discorda da indicação de partidos políticos ou nomes para cargos em agências reguladoras. Na semana passada, o pré-candidato do PSDB, José Serra, criticou o loteamento de cargos no governo federal e a indicação política. Dilma afirmou hoje acreditar que as indicações devem cumprir critérios técnicos e disse que o governo tem procurado fazer isso.

Saiba tudo sobre Dilma Rousseff ou Eleições 2010

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDilma RousseffEleiçõesEleições 2010Irã - PaísLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Hezbollah coloca Tel Aviv entre seus alvos em meio a negociações de cessar-fogo

Israel e Hezbollah estão a poucos dias de distância de um cessar-fogo, diz embaixador israelense

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, é eleito presidente do Uruguai