Mundo

Acordo entre UE e EUA deve fixar tarifa maior que a imposta ao Reino Unido, diz jornal

Caso as negociações não solucionem a controvérsia, bloco europeu planeja tarifas sobre produtos americanos no valor de 100 bilhões de euros

Donald Trump, presidente dos EUA, durante reunião do G7, no Canadá (Suzanne Plunkett/AFP)

Donald Trump, presidente dos EUA, durante reunião do G7, no Canadá (Suzanne Plunkett/AFP)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 9 de julho de 2025 às 10h47.

Tudo sobreUnião Europeia
Saiba mais

Negociadores da União Europeia estão prestes a fechar um acordo comercial com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que deve garantir tarifas mais altas do que as que foram dadas ao Reino Unido, de acordo com publicação do Financial Times desta quarta-feira.

A previsão é que a UE chegue a um acordo com os EUA "nos próximos dias", antes do prazo final de 1º de agosto, afirmou nesta quarta-feira um porta-voz comercial da Comissão Europeia, segundo a AFP.

Os Estados Unidos "mudaram a data limite para finalizar acordos com os países parceiros para 1º de agosto. Nosso objetivo, no entanto, é chegar a um acordo antes desta data, possivelmente até mesmo nos próximos dias", disse o porta-voz Olof Gill.

Data limite

O presidente americano, Donald Trump, determinou que 1º de agosto é a data limite para que os países interessados alcancem um acordo com Washington e que, a partir da data, serão aplicadas tarifas elevadas.

A UE tem pouco tempo para negociar um acordo com os Estados Unidos, para evitar a implementação de tarifas mútuas no grande comércio entre o bloco europeu e Washington. Como parte do esforço, o comissário europeu do Comércio, Maros Sefcovic, mantém contatos permanentes com funcionários de alto escalão em Washington.

Sefcovic conversou na terça-feira com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, e deve conversar nesta quarta-feira com o Alto Representante de Comércio, Jamieson Greer, segundo Gill. O porta-voz destacou que, embora a UE busque um acordo com Washington, o bloco está preparado para "todos os cenários".

Caso as negociações não solucionem a controvérsia, a UE planeja tarifas sobre produtos americanos no valor de 100 bilhões de euros.

Acompanhe tudo sobre:TarifasUnião EuropeiaEstados Unidos (EUA)Donald Trump

Mais de Mundo

Governo dos EUA diz que não pretende sair da ONU, apenas dar um 'empurrão'

Lula diz que ficou feliz com 'química' com Trump: 'falei a ele que temos muito o que conversar’

Lula se comprometeu a fazer ‘tudo o que estiver ao seu alcance’ para ajudar a Ucrânia, diz Zelensky

Na Assembleia da ONU, Milei faz críticas à organização e elogia Donald Trump