Mundo

Acordo entre Furnas e empresa chinesa vai explorar energia limpa

Além de atuar nos dois países, empresas também vão procurar oportunidades em outros locais

Parque eólico na China: empresas buscam novos negócios em energia limpa (Getty Images)

Parque eólico na China: empresas buscam novos negócios em energia limpa (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de setembro de 2011 às 19h23.

Rio de Janeiro - A empresa de energia Furnas informou hoje, em comunicado, ter firmado acordo de cooperação com a empresa China Three Gorges Corporation (CTGPC). O acordo, com validade de seis anos, estabelece parceria para buscar oportunidades técnicas e comerciais em energia limpa e renovável, além de intercâmbio de conhecimento e tecnologia.

A parceria foi estabelecida durante missão empresarial à China liderada pelo presidente de Furnas, Flavio Decat. A atuação conjunta das empresas não será apenas em solos brasileiro e chinês, mas também buscará oportunidades em todo o mundo.

Segundo o acordo, as prospecções de novas oportunidades no Brasil serão sempre coordenadas por Furnas e a CTGPC será sócia minoritária no capital da nova sociedade. Caso o negócio seja fechado na China, a estatal chinesa coordenará o processo, enquanto Furnas atuará como sócia minoritária.

Uma equipe de trabalho será formada em cada país, com o objetivo de discutir detalhes da implementação da cooperação bilateral e elaborar planos de ação para a seleção de projetos de investimentos conjuntos, intercâmbio de tecnologia e pessoal, além de programas de treinamento. Estão previstos, ainda, um intercâmbio técnico anual e a realização de workshops nos dois países.

A empresa, de acordo com informações de Furnas, construiu uma das maiores usinas hidrelétricas do mundo, a de Três Gargantas, no Rio Amarelo, na China. Ainda segundo o comunicado, a CTGPC deve colocar em operação nos próximos dois anos projetos de geração hidrelétrica da ordem de 20 mil megawatts, bem como de energia eólica e solar.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEstatais brasileirasÁsiaChinaFurnas

Mais de Mundo

Texas adota mapa eleitoral para preservar maioria legislativa de Trump, de olho nas eleições de 2026

Índia anuncia suspensão parcial de remessas postais aos EUA após mudança em tarifas

Ataques israelenses matam ao menos 61 palestinos em Gaza em 24 horas

Rússia reivindica tomada de duas localidades na região ucraniana de Donetsk