Mundo

Acordo com Irã abre nova perspectiva, diz Obama

Presidente dos EUA, Barack Obama afirmou que o acordo entre as potências mundiais e o Irã sobre o seu programa nuclear abre uma nova perspectiva no planeta


	Barack Obama: "vou fazer tudo o que for possível para tentar resolver essas questões sem recorrer a conflitos militares", disse
 (REUTERS/Kevin Lamarque)

Barack Obama: "vou fazer tudo o que for possível para tentar resolver essas questões sem recorrer a conflitos militares", disse (REUTERS/Kevin Lamarque)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2013 às 13h30.

Nova York - Em um evento em Beverly Hills, na Califórnia, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que o acordo entre as potências mundiais e o Irã sobre o seu programa nuclear abre uma nova perspectiva no planeta, mostrando que com meios pacíficos e diplomacia é possível "afastar as nuvens que pairam sobre o Oriente Médio".

"Essa é coisa certa a se fazer, para os Estados Unidos, para seus aliados, para Israel. Nenhuma opção será descartada, mas vou fazer tudo o que for possível para tentar resolver essas questões sem recorrer a conflitos militares", disse o mandatário.

Segundo Obama, a decisão de retirar sanções impostas à economia iraniana não se baseia no que pode ser conveniente politicamente hoje ou amanhã, mas sim em uma séria avaliação do que é necessário para tornar seu país mais seguro. "Essa é a verdadeira responsabilidade que tenho como presidente dos Estados Unidos", acrescentou. Ele também declarou que foram essas mesmas sanções que levaram o Irã a sentar-se na mesa de negociações pela primeira vez em mais de uma década. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBarack ObamaDiplomaciaIrã - PaísPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Mudanças de Milei no câmbio geram onda de calotes de empresas na Argentina

Governo Trump diz que situação dos direitos humanos no Brasil 'se deteriorou'

Xi Jinping e Lula discutem cooperação econômica em telefonema oficial

Petro critica Trump por classificar Bogotá como um dos 'piores lugares do mundo'