Membros do Acnur e Crescente Vermelho (atrás) chegam a uma área controlada pelos rebeldes, na cidade de Aleppo (Baraa Al-Halabi/AFP)
Da Redação
Publicado em 12 de novembro de 2014 às 15h40.
Genebra - O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) ajudará menos pessoas no Iraque e na Síria no inverno devido à falta de meios financeiros, afirmou nesta terça-feira um de seus funcionários.
"Toda a comunidade humanitária enfrenta uma falta de fundos, as pessoas estão ficando indiferentes", declarou em Genebra Amin Awad, que dirige o escritório do ACNUR para o Oriente Médio e o norte da África.
A agência enfrenta uma falta de 58,45 milhões de dólares em seu orçamento para ajudar milhões de pessoas deslocadas na Síria e no Iraque. Mais de 1 milhão de pessoas deslocadas esperam angustiadas por cobertores, agasalhos e combustível.
Segundo Awad, 13,6 milhões de pessoas tiveram que abandonar seus lares na Síria e no Iraque, incluindo 3,3 milhões de sírios e 190 mil iraquianos que fugiram para o exterior.
Até agora, o ACNUR gastou 154 milhões de dólares em ajuda de inverno para esses países. Mas por causa da falta de recursos, a agência da ONU só poderá ajudar 630.000 pessoas na Síria e 240.000 pessoas no Iraque.
Inicialmente, o ACNUR pretendia ajudar 1,4 milhão de pessoas na Síria e 600.000 no Iraque.