Mundo

Acessório desenvolvido na Inglaterra usa calor do carro para aquecer água

Basta uma hora de rodagem para o aparelho armazenar calor suficiente para aquecer a água consumida durante um dia inteiro de uma casa

Acumulador térmico é instalado entre o catalizador e o silenciador do veículo (Divulgação)

Acumulador térmico é instalado entre o catalizador e o silenciador do veículo (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de novembro de 2011 às 16h25.

São Paulo - Uma nova tecnologia foi desenvolvida para minimizar o impacto ambiental dos carros. A empresa britânica Atmos Heating Systems é a responsável pela novidade, que aproveita parte da energia desperdiçada pelos carros, para aquecer água e pode ser usada no banho.

O transporte sustentável ainda é uma realidade distante para a maioria das pessoas, mas há outras soluções para quem se preocupa com o planeta. Esta iniciativa da Atmos mostra uma alternativa para o desperdício dos automóveis.

O sistema funciona da seguinte forma: um acumulador térmico é instalado no escapamento de um Land Rover Freelander, entre o catalizador e o silenciador. No momento em que o carro estaciona basta conectar um par de mangueiras a ele, que por sua vez, levará o calor a um segundo acumulador, instalado na casa. Através da energia térmica a água é aquecida. O Land Rover modificado ganhou o nome de Tessa, sigla de Thermal Energy Storage and Saving Automobile (Automóvel com Acumulador de Energia Térmica).

De acordo com a empresa, rodando por uma hora o Tessa já armazena calor suficiente para aquecer a água consumida durante um dia inteiro de uma casa. Entretanto a tecnologia ainda é apenas um protótipo. A ideia é que a Atmos possa fornecê-lo a fabricantes de automóveis.

O carro utiliza um sistema que pode funcionar em qualquer tipo de motor a combustão, pode ser gasolina, diesel ou álcool. A novidade foi apresentada em outubro, durante um evento na Inglaterra.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaAutoindústriaCarrosTecnologias limpasVeículos

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia