Mundo

Ação contra terrorismo prende 15 na Europa

As autoridades disseram que os militantes planejavam atacar diplomatas noruegueses e britânicos no Oriente Médio e políticos na Noruega


	Polícia militar italiana: foram emitidos no total 17 mandados de prisão
 (Yara Nardi / Reuters)

Polícia militar italiana: foram emitidos no total 17 mandados de prisão (Yara Nardi / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2015 às 13h08.

Roma - Policiais em seis países europeus prenderam ao menos 15 pessoas suspeitas de integrarem um grupo militante islâmico que planejava realizar ataques no norte da Europa e no Oriente Médio, disseram autoridades italianas nesta quinta-feira.

As autoridades disseram que os militantes planejavam atacar diplomatas noruegueses e britânicos no Oriente Médio e políticos na Noruega, mas não deram mais detalhes sobre os possíveis alvos ou quando os ataques seriam realizados.

As incursões nas primeiras horas da manhã tiveram como alvo o grupo Rawti Shax, que a polícia disse ser um grupo muçulmano sunita curdo dedicado a derrubar o governo da região do Curdistão, no Iraque, e substituí-lo por um regime guiado pela sharia, a lei islâmica.

Os carabinieri, uma das forças policiais italianas, lideraram as investigações. 

Forças de segurança de Itália, Grã-Bretanha, Finlândia, Alemanha e Suíça participaram das ações na manhã desta quinta-feira.

“Essa foi uma investigação incrivelmente difícil e complicada, que tem sido feita há cinco anos”, disse o promotor Franco Roberti, diretor da unidade de combate à máfia e ao terrorismo da Itália.

Foram emitidos no total 17 mandados de prisão, quase todos para curdos iraquianos, e 15 suspeitos foram detidos imediatamente. Acredita-se que um dos procurados esteja no Iraque.

Ainda não está claro se o suspeito restante foi encontrado na Suíça. Todos são acusados de terrorismo internacional, disseram os carabinieri em comunicado.

Acompanhe tudo sobre:EuropaOriente MédioPoliciais

Mais de Mundo

Eleições no Uruguai: 5 curiosidades sobre o país que vai às urnas no domingo

Quais países têm salário mínimo? Veja quanto cada país paga

Há chance real de guerra da Ucrânia acabar em 2025, diz líder da Conferência de Segurança de Munique

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro