Mundo

Abe recebe vice-presidente cubano para estreitar laços

Shinzo Abe e Ricardo Cabrisas se reuniram durante a viagem oficial do vice-presidente cubano ao Japão, que desembarcou no país no último dia 8

Shinzo Abe e Ricardo Cabrizas: ambos representantes "falaram sobre as relações bilaterais e as oportunidades que são abertas, especialmente no terreno econômico comercial" (Reuters)

Shinzo Abe e Ricardo Cabrizas: ambos representantes "falaram sobre as relações bilaterais e as oportunidades que são abertas, especialmente no terreno econômico comercial" (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de março de 2015 às 10h58.

Tóquio - O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, recebeu nesta quinta-feira o vice-presidente do Conselho de Ministro de Cuba, Ricardo Cabrisas, com o objetivo de estreitar laços em plena abertura diplomática do país caribenho.

Abe e Cabrisas se reuniram durante a viagem oficial do vice-presidente cubano ao Japão, que desembarcou no país no último dia 8 e deve ficar até o dia 14, na visita de mais alto nível desde a realizada em 2003 pelo então presidente Fidel Castro.

Ambos representantes "falaram sobre as relações bilaterais e as oportunidades que são abertas, especialmente no terreno econômico comercial", segundo um comunicado da Embaixada de Cuba no Japão.

Abe transferiu a Cabrisas seu interesse em "promover intercâmbios entre ambos países", e se mostrou "otimista" sobre a restauração das relações diplomáticas entre Cuba e EUA, segundo disseram fontes governamentais à agência japonesa.

Nos dias anteriores, o vice-presidente cubano manteve encontros com o titular japonês de Finanças, Taro Aso; o das Relações Exteriores, Fumio Kishida, e o de Economia, Comércio e Indústrias, Yoichi Miyazawa.

Cabrisas também foi recebido na quarta-feira pelo príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, e manteve encontros com diretores de grandes corporações japonesas para expor as novas oportunidades de negócios no país, fazendo insistência no novo marco regulador e nos incentivos que o país oferece a investidores estrangeiros.

Nessa reunião, o dirigente cubano destacou "o dinamismo e a decisão" dos empresários japoneses, e expressou sua confiança em que o Japão e Cuba "continuem transitando caminhos para o bem-estar e a amizade", segundo informou a Embaixada de Cuba.

A delegação cubana assistente a estes encontros esteve integrada pelo vice-presidente do Banco Central de Cuba, Arnaldo Alayón, a diretora geral para o investimento estrangeiro do Ministério de Comércio Exterior, Deborah Rivas, e o embaixador de Cuba no Japão, Marcos Rodríguez.

Cuba e Japão estabeleceram relações diplomáticas em 1929, e em 2014 ambos países celebraram o 400° aniversário da chegada a Cuba do primeiro japonês, Samurai Hasekura Tsunenaga, com um amplo programa de atividades comemorativas.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaPaíses ricosAmérica LatinaÁsiaJapãoCuba

Mais de Mundo

'Estamos à beira de um acordo de paz em Gaza', diz secretária das Relações Exteriores do Reino Unido

Protesto contra ofensiva de Israel em Gaza reúne entre 60 mil pessoas em Berlim

Venezuela realiza exercícios com a população para enfrentar terremotos e 'ameaça' dos EUA

Após ter visto revogado pelos EUA, Petro diz que 'não se importa' e que é 'livre no mundo'