Mundo

Abe recebe vice-presidente cubano para estreitar laços

Shinzo Abe e Ricardo Cabrisas se reuniram durante a viagem oficial do vice-presidente cubano ao Japão, que desembarcou no país no último dia 8

Shinzo Abe e Ricardo Cabrizas: ambos representantes "falaram sobre as relações bilaterais e as oportunidades que são abertas, especialmente no terreno econômico comercial" (Reuters)

Shinzo Abe e Ricardo Cabrizas: ambos representantes "falaram sobre as relações bilaterais e as oportunidades que são abertas, especialmente no terreno econômico comercial" (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de março de 2015 às 10h58.

Tóquio - O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, recebeu nesta quinta-feira o vice-presidente do Conselho de Ministro de Cuba, Ricardo Cabrisas, com o objetivo de estreitar laços em plena abertura diplomática do país caribenho.

Abe e Cabrisas se reuniram durante a viagem oficial do vice-presidente cubano ao Japão, que desembarcou no país no último dia 8 e deve ficar até o dia 14, na visita de mais alto nível desde a realizada em 2003 pelo então presidente Fidel Castro.

Ambos representantes "falaram sobre as relações bilaterais e as oportunidades que são abertas, especialmente no terreno econômico comercial", segundo um comunicado da Embaixada de Cuba no Japão.

Abe transferiu a Cabrisas seu interesse em "promover intercâmbios entre ambos países", e se mostrou "otimista" sobre a restauração das relações diplomáticas entre Cuba e EUA, segundo disseram fontes governamentais à agência japonesa.

Nos dias anteriores, o vice-presidente cubano manteve encontros com o titular japonês de Finanças, Taro Aso; o das Relações Exteriores, Fumio Kishida, e o de Economia, Comércio e Indústrias, Yoichi Miyazawa.

Cabrisas também foi recebido na quarta-feira pelo príncipe herdeiro do Japão, Naruhito, e manteve encontros com diretores de grandes corporações japonesas para expor as novas oportunidades de negócios no país, fazendo insistência no novo marco regulador e nos incentivos que o país oferece a investidores estrangeiros.

Nessa reunião, o dirigente cubano destacou "o dinamismo e a decisão" dos empresários japoneses, e expressou sua confiança em que o Japão e Cuba "continuem transitando caminhos para o bem-estar e a amizade", segundo informou a Embaixada de Cuba.

A delegação cubana assistente a estes encontros esteve integrada pelo vice-presidente do Banco Central de Cuba, Arnaldo Alayón, a diretora geral para o investimento estrangeiro do Ministério de Comércio Exterior, Deborah Rivas, e o embaixador de Cuba no Japão, Marcos Rodríguez.

Cuba e Japão estabeleceram relações diplomáticas em 1929, e em 2014 ambos países celebraram o 400° aniversário da chegada a Cuba do primeiro japonês, Samurai Hasekura Tsunenaga, com um amplo programa de atividades comemorativas.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁsiaCubaJapãoPaíses ricosPolítica

Mais de Mundo

Os países com as maiores reservas de urânio do mundo

Os países com as maiores reservas de nióbio no mundo

Os 9 países com os maiores arsenais nucleares do mundo

Trump é questionado por nomear advogado pessoal para cargo no governo