Mundo

Abbas pede intervenção do Egito para cessar-fogo em Gaza

Presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas pediu a intervenção do Egito para facilitar cessar-fogo imediato entre Israel e Hamas


	Presidente palestino, Mahmud Abbas: "solicitamos ao Egito que intervenha"
 (Abbas Momani/AFP)

Presidente palestino, Mahmud Abbas: "solicitamos ao Egito que intervenha" (Abbas Momani/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2014 às 14h13.

Istambul - O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, pediu nesta sexta-feira em Istambul a intervenção do Egito para facilitar um possível cessar-fogo imediato entre Israel e Hamas, e pôr fim à mais recente guerra em Gaza.

"Solicitamos ao Egito que intervenha para facilitar um cessar-fogo imediato, o que permitiria o início das negociações", assinalou Abbas à imprensa em Istambul após um encontro com o presidente da Turquia, Abdullah Gül.

Nesse sentido, Abbas lembrou a iniciativa articulada pelo Egito em 2012, a qual conseguiu pôr fim à última operação de Israel contra Gaza, conhecida como "Pilar Defensivo".

O presidente da Autoridade Palestina também insistiu que as negociações devem seguir em direção à criação de um Estado palestino independente, com um governo que represente todo o povo palestino.

"Israel não quer a unidade palestina", denunciou Abbas em referência aos protestos israelenses por conta do governo tecnocrata pactuado no último mês entre Fatah e Hamas.

Além do pedido especifico ao Egito, Abbas também se direcionou "aos países árabes, muçulmanos e todos os países amigos" para ajudar a pôr fim nos bombardeios.

"O sangue palestino é caro. Todo sangue humano é caro, mas o nossa também", insistiu.

Gül também denunciou que, "ao se dirigir contra Gaza, Israel também está se dirigindo contra a união nacional palestina".

Abbas chegou à Turquia hoje em uma visita oficial de dois dias, a qual faz parte da viagem iniciada ontem no Egito e que também passará por Catar e Bahrein.

Nesta noite, o líder palestino deverá se reunir com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyp Erdogan, que, por sua vez, acusou hoje Israel de cometer um "genocídio" na faixa palestina.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaAutoridade PalestinaEgitoFaixa de GazaHamasIsraelPalestina

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'