Mundo

Abbas pede fim da colonização israelense

"Disse mil vezes que queremos retomar as negociações e estamos dispostos a fazê-lo (...),disse Abbas a jornalistas em Nova York.

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de novembro de 2012 às 17h09.

Nova York - O presidente palestino, Mahmud Abbas, pediu nesta sexta-feira a retomada das negociações com Israel e o fim da colonização, um dia após a aprovação do status de Estado observador da ONU para a Palestina pela Assembleia Geral do organismo.

"Disse mil vezes que queremos retomar as negociações e estamos dispostos a fazê-lo (...),disse Abbas a jornalistas em Nova York.

"Não impomos condições, mas existem não menos que 15 resoluções da ONU que consideram que a colonização é ilegal e um obstáculo para a paz (...) Por que (os israelenses) não suspendem a colonização?".

A Palestina se transformou na quinta-feira em um Estado observador não-membro da ONU, após uma votação na Assembleia Geral, considerada pelo presidente Abbas como um "ato de nascimento".

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, considerou que, ao apresentar a solicitação na ONU, os palestinos "violaram seus acordos com Israel". "Israel atuará como consequência", acrescentou.

O governo israelense expressou nesta sexta-feira sua intenção de construir 3.000 habitações nos bairros de Jerusalém Oriental, ocupada e anexada, e na Cisjordânia.

Ao obter o status de Estado não membro, a Palestina poderia teoricamente ratificar o Estatuto de Roma e recorrer ao Tribunal Penal Internacional (TPI).

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseONUPalestina

Mais de Mundo

Tarifaço de Trump: decreto erra taxa para o Japão e faz alíquota subir de 15% para até 41%

Quem é dono da Faixa de Gaza? E quem já mandou no território? Relembre

Conheça vítimas do 11 de Setembro identificadas quase 24 anos após os atentados

Peru diz que não há ‘nenhuma discussão’ sobre soberania de ilha em fronteira com Brasil