Mundo

Abbas pede à ONU para colocar Palestina sob proteção mundial

Anúncio feito pela Organização de Libertação da Palestina (OLP) foi motivado pela deterioração da situação na Faixa de Gaza


	Mahmud Abbas, presidente palestino: ele pediu à ONU proteção internacional para a Palestina
 (Yasser Al-Zayyat/AFP/AFP)

Mahmud Abbas, presidente palestino: ele pediu à ONU proteção internacional para a Palestina (Yasser Al-Zayyat/AFP/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2014 às 14h56.

Brasília - O presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, pediu à Organização das Nações Unidas (ONU) para colocar o Estado da Palestina sob a “proteção internacional” das Nações Unidas por causa da deterioração da situação na Faixa de Gaza, anunciou hoje (13) a Organização de Libertação da Palestina (OLP).

Abbas entregou uma carta ao coordenador da ONU para o processo de paz no Médio Oriente, Robert Serry, dirigida ao Ban Ki-moon, para “colocar oficialmente o Estado da Palestina sob o regime de proteção internacional da ONU”, informou a OLP.

O presidente da Autoridade Palestina solicitou ainda a criação imediata de uma comissão de inquérito, segundo comunicado. “A direção palestina está determinada a tomar medidas concretas para enfrentar a horrível situação em Gaza”, disse Hanan Ashrawi, membro do comitê executivo da OLP.

A direção da OLP quer ainda pedir uma reunião de urgência do Conselho dos Direitos Humanos da ONU sobre a degradação das condições em Gaza e as violações por Israel do direito internacional e da legislação humanitária internacional.

No total, 162 pessoas morreram e 1.085 ficaram feridas na sequência dos ataques aéreos israelenses iniciados na terça-feira (8). A nova espiral de violência foi desencadeada após o sequestro e homicídio em junho de três jovens israelenses na Cisjordânia, um ataque que Israel atribuiu ao Hamas, seguido da morte de um jovem palestino queimado em Jerusalém por extremistas judeus.

Acompanhe tudo sobre:Conflito árabe-israelenseIsraelONUPalestina

Mais de Mundo

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação

Novas regras da China facilitam exportações no comércio eletrônico

Magnata vietnamita terá que pagar US$ 11 bi se quiser fugir de pena de morte