Mundo

Abbas e Meshaal se reúnem neste domingo para promover a reconciliação

Presidente palestino e líder do movimento islâmico se reunião no Catar; no encontro líderes discutirão os obstáculos do processo de reconciliação

O presidente palestino Mahmoud Abbas (Getty Images)

O presidente palestino Mahmoud Abbas (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de fevereiro de 2012 às 13h27.

Ramala - O presidente palestino e líder do Fatah, Mahmoud Abbas, e o líder do movimento islâmico Hamas, Khaled Meshaal, se reunirão neste domingo no Catar para promover a implementação do acordo de reconciliação que assinaram em maio de 2011, indicou à Agência Efe um assessor de Abbas, Nimer Hammad.

O chefe do governo do Hamas em Gaza, Ismail Haniyeh, que se encontra em visita oficial a Doha, também poderia participar da reunião, segundo fontes citadas pela agência palestina 'Maan'.

No encontro, os líderes discutirão os obstáculos no processo de reconciliação e tentarão chegar a um acordo sobre a composição de um governo de tecnocratas e políticos independentes para preparar eleições legislativas e presidenciais.

A votação estava prevista para o dia 4 de maio, mas o Comitê Eleitoral Central já advertiu que é impossível prepará-la para essa data por conta dos atrasos nas negociações.

A reconciliação entre ambos os movimentos começou em maio de 2011, com um acordo firmado após a Primavera Árabe, mas a implementação foi interrompida por entraves na escolha do primeiro-ministro.

Após meses de atrasos, ocasionados em grande parte pelo pedido de Abbas à ONU para que a Palestina fosse admitida como membro de pleno direito na organização, as partes retomaram os contatos e, em novembro, criaram vários comitês para acelerar a transição.

Ambos os líderes tinham previsto se reunir na última quinta-feira no Cairo, algo que ainda farão em uma data a ser determinada neste mês, segundo fontes do Fatah.

Enquanto isso, Gaza e Cisjordânia seguem, desde 2007, governadas por dois executivos: Hamas e Fatah, respectivamente.

Acompanhe tudo sobre:CatarONUPalestina

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA