Mundo

Abbas diz que 'sangue derramado não será em vão'

Presidente da Autoridade Nacional Palestina fez discurso transmitido pelo Dia de Nakba

Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina: participação nos protestos demonstra determinação dos palestinos em conquistar a liberdade (Getty Images)

Mahmoud Abbas, presidente da Autoridade Nacional Palestina: participação nos protestos demonstra determinação dos palestinos em conquistar a liberdade (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de maio de 2011 às 18h05.

Ramala - O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, afirmou neste domingo, em discurso transmitido pelo Dia da Nakba, que o "sangue derramado pela liberdade dos palestinos não será em vão".

"A vontade do povo é mais forte que o poder das forças opressivas", disse ao referir-se às pelo menos 15 pessoas que morreram neste domingo nos protestos do dia que lembra o exílio e a perda de terras pela criação em 1948 do Estado de Israel.

Além das mortes, 210 pessoas ficaram feridas, segundo a última apuração de vítimas, nas incontáveis manifestações que foram realizadas em Gaza, Cisjordânia, Síria e Líbano.

O Exército israelense reprimiu os protestos a tiros quando os manifestantes, em sua maioria palestinos de campos de refugiados, se aproximaram da fronteira, que atacaram os soldados com pedras.

Em Gaza, uma pessoa morreu e 70 ficaram feridas, enquanto na Cisjordânia, 50 pessoas ficaram feridas, a maioria na passagem de Qalandia, entre Jerusalém e Ramala.

Pelo menos outras 10 pessoas morreram e 112 sofreram ferimentos no sul do Líbano, e o resto - quatro mortes e cerca de 15 feridos - foi registrado na Síria.

Abbas destacou que a grande participação nos protestos demonstra "a determinação do povo palestino para conquistar a liberdade".

Acompanhe tudo sobre:PalestinaIsraelConflito árabe-israelense

Mais de Mundo

EUA dependem do Brasil para fazer carne moída, diz entidade americana que pede fim das tarifas

Justiça da Colômbia ordena libertação de Uribe enquanto decide sobre condenação

Venezuela diz que 'ameaças' dos EUA põem em risco estabilidade latino-americana

EUA aceita pedido de consultas do Brasil para negociar tarifaço de Trump na OMC