Mundo

Abbas afirma que aceitou ter encontro com Netanyahu

Segundo Abbas, altos cargos de seu escritório tiveram recentemente contatos para programar um encontro com o chefe do governo israelense


	Presidente da Palestina, Mahmoud Abbas: "encarreguei duas pessoas de prepararem a reunião com Netanyahu"
 (Reuters / Carlo Allegri)

Presidente da Palestina, Mahmoud Abbas: "encarreguei duas pessoas de prepararem a reunião com Netanyahu" (Reuters / Carlo Allegri)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2016 às 08h17.

Jerusalém - O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, afirmou que aceitou manter conversas com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e que ele não o respondeu, declarou a um grupo de jornalistas israelenses.

Segundo Abbas, altos cargos de seu escritório tiveram recentemente contatos para programar um encontro com o chefe do governo israelense, sem mediação americana, mas a parte palestina ainda não recebeu resposta, publicou nesta sexta-feira o jornal "Ha'aretz".

"Me mostrei de acordo (com o encontro) e encarreguei duas pessoas de prepararem a reunião com Netanyahu, mas desde então não voltaram a fazer contato conosco", acrescentou Abbas.

O escritório do primeiro-ministro israelense, por sua vez, desmentiu as declarações de Abbas, mantendo a afirmação de Netanyahu de que ele estaria disposto a reiniciar o diálogo e que são os palestinos que se recusam.

Abbas reafirmou que o retorno às negociações de paz só poderá acontecer quando houver a interrupção absoluta da construção nos assentamentos na Cisjordânia e a libertação dos prisioneiros que cumprem pena em Israel desde antes dos Acordos de Oslo (1993), o que em seu entender representaria o cumprimento de compromissos prévios adquiridos por Israel.

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP) afirmou que, apesar da situação de violência, os contatos entre as partes continuam, assim como a cooperação em matéria de segurança.

Acompanhe tudo sobre:Violência urbanaPalestinaIsrael

Mais de Mundo

Deputados rejeitam vetos de Milei, que acumula derrotas na Argentina

Após mobilização de forças dos EUA, Venezuela realiza exercícios militares em ilha do Caribe

Cuba estima em US$ 7,556 bilhões custo anual das sanções aplicadas pelos EUA

Congresso dos EUA convoca diretores de Discord, Twitch e Reddit após assassinato de Kirk