Mundo

Abastecer com etanol ainda é vantajoso em SP, diz Fipe

A relação entre o preço médio do combustível e o valor médio da gasolina atingiu o nível de 65,96% na primeira semana de novembro na cidade de São Paulo


	Segundo especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina
 (Getty Images)

Segundo especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2012 às 13h53.

São Paulo - A Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgou nesta segunda-feira um levantamento mostrando que continua sendo vantajoso para o consumidor da capital paulista abastecer o veículo com etanol.

A pesquisa mostrou que a relação entre o preço médio do combustível derivado da cana-de-açúcar e o valor médio da gasolina atingiu o nível de 65,96% na primeira semana de novembro na cidade de São Paulo. Na semana anterior, a última de outubro, a relação tinha sido de 66,83%. A última vez em que a relação ficou acima de 70% foi na quarta semana de abril (70,18%).

Segundo especialistas, o uso do etanol deixa de ser vantajoso em relação à gasolina quando o preço do derivado da cana-de-açúcar representa mais de 70% do valor da gasolina. A vantagem é calculada considerando que o poder calorífico do motor a etanol é de 70% do poder dos motores a gasolina.

"É vantajoso abastecer com etanol, mas a relação está muito próxima. Não vamos ver os consumidores correndo para abastecer com etanol", disse o coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fipe, Rafael Costa Lima.

Acompanhe tudo sobre:BiocombustíveisCombustíveisCommoditiesEnergiaEtanolFipe

Mais de Mundo

Reino Unido pede a seus cidadãos que deixem o Líbano em voos comerciais

Qual o risco de guerra entre Líbano e Israel após as explosões de pagers?

Guarda Revolucionária do Irã promete 'resposta esmagadora' por ataques no Líbano

Biden receberá Zelensky na Casa Branca para falar sobre guerra com a Rússia