Mundo

Abandonar a UE não significa abandonar a Europa, diz Boris

Uma das primeiras nomeações anunciadas na quarta-feira por Theresa May depois de assumir como primeira-ministra foi o de Johnson como chanceler


	Boris Johnson: "vamos implementar a vontade do povo no referendo, mas isso não significa em nada abandonar Europa"
 (Peter Nicholls / Reuters)

Boris Johnson: "vamos implementar a vontade do povo no referendo, mas isso não significa em nada abandonar Europa" (Peter Nicholls / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2016 às 14h11.

O novo ministro britânico das Relações Exteriores, Boris Johnson, disse nesta quinta-feira que a saída de seu país da União Europeia não significa abandonar a Europa.

"Há uma grande diferença entre o fato de que vamos abandonar a UE e a nossa relação com a Europa, que em qualquer caso se verá reforçada", disse Johnson em sua primeira declaração desde que foi nomeado.

"Na Europa, vamos implementar a vontade do povo no referendo, mas isso não significa em nada abandonar Europa", afirmou o ex-prefeito de Londres, um dos mais prominentes partidários de sair da UE.

Uma das primeiras nomeações anunciadas na quarta-feira por Theresa May depois de assumir como primeira-ministra foi o de Johnson. A escolha foi inesperada depois que ele se retirou há duas semanas da corrida para suceder David Cameron.

Johnson contou que em seu primeiro dia esteve "muito, muito ocupado" e que um dos primeiros telefonemas que recebeu para parabenizá-lo por seu novo cargo foi o do secretário de Estado americano, John Kerry.

"Sua postura é que depois do Brexit e das negociações, o que queremos que haja, e que acredito que seja bom para o Reino Unido, é um perfil mais notório em nível global. E acho que agora temos a oportunidade de conseguir isso", disse Johnson.

Acompanhe tudo sobre:BrexitDiplomaciaEuropaPaíses ricosReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Kremlin concorda com Trump que ucranianos poderão um dia se tornar russos

Plano “Motosserra 2.0” entra em vigor na Argentina com extinção de importante Secretaria

Ucrânia vai oferecer 'contratos lucrativos' aos EUA em troca de segurança, diz Zelensky

Ameaçado por tarifas, comércio entre Brasil e EUA bateu recordes após a pandemia