Mundo

A nova vítima de Trump

As ações da montadora japonesa Toyota chegaram a cair 3% na abertura do pregão nesta sexta-feira após comentários do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Foi a maior queda em dois meses. Ontem, Trump afirmou, no Twitter, que a Toyota tem planos de construir uma nova fábrica em Baja, no México, para vender carros […]

DONALD TRUMP: depois de mirar a Ford e a GM, o novo presidente foi para cima da Toyota  / Marc Piscotty/ Getty Images

DONALD TRUMP: depois de mirar a Ford e a GM, o novo presidente foi para cima da Toyota / Marc Piscotty/ Getty Images

DR

Da Redação

Publicado em 6 de janeiro de 2017 às 06h06.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h33.

As ações da montadora japonesa Toyota chegaram a cair 3% na abertura do pregão nesta sexta-feira após comentários do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Foi a maior queda em dois meses. Ontem, Trump afirmou, no Twitter, que a Toyota tem planos de construir uma nova fábrica em Baja, no México, para vender carros aos americanos, e que isso não vai acontecer. “Fabrique nos Estados Unidos, ou pague altos impostos na fronteira”, escreveu Trump.

Em resposta, a montadora japonesa não citou Trump diretamente, mas afirmou que está nos Estados Unidos há 60 anos e tem forte relação com o país. Relembrou que tem 10 fábricas no país, que empregam 136.000 pessoas, e que todos os carros Corolla, o principal modelo da companhia, vendidos nos Estados Unidos são fabricados internamente ou no Canadá.

Na quarta-feira, a Ford anunciou que estava cancelando planos de abrir uma nova fábrica no México em consequência de críticas do futuro presidente. A GM também foi alvo dos tweets de Trump. Ao mirar a Toyota, porém, o futuro governante atinge pela primeira vez uma companhia estrangeira, o que demonstra que a diplomacia de fato vai ficar em segundo plano em sua política comercial. Sinaliza ainda que o México é de fato seu alvo preferido. Boa parte das importações da Toyota nos Estados Unidos vêm do Japão e de outros países da Ásia que ficaram de fora dos tweets do novo presidente. Pelo menos por enquanto.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Mundo

G20: EUA reafirmam compromisso em fortalecer Ucrânia contra escalada russa

Xi Jinping chega ao Brasil para fortalecer relações bilaterais com Lula

Brasil assina acordo para trazer gás natural da Argentina ao mercado brasileiro

No RJ, presidente chinês afirma que mundo adentra um 'período de turbulência e mudança'