Mundo

A festa de independência do Sudão do Sul em fotos

República do Sudão reconheceu indepedência do território nessa sexta; apesar das celebrações, país já nasce como o mais pobre do mundo

Homem saúda a estátua do líder rebelde e primeiro vice-presidente do Sudão do Sul, John Garang, em Juba (Roberto Schmidt/AFP)

Homem saúda a estátua do líder rebelde e primeiro vice-presidente do Sudão do Sul, John Garang, em Juba (Roberto Schmidt/AFP)

Talita Abrantes

Talita Abrantes

Publicado em 9 de julho de 2011 às 17h44.

São Paulo – Após cinco décadas de conflito civil, nasce neste sábado, 9 de julho, o mais jovem país do mundo. Com quase 10 milhões de habitantes, a Sudão do Sul já tem o título de país mais pobre do mundo.

Para se ter uma ideia, de cada mil bebês que nascem no Sudão do Sul, 111 morrem no primeiro ano de vida. Mais: 90% das mulheres são analfabetas. E na nova capital, Juba, há apenas uma rua asfaltada.

Apesar do tom amigável do presidente do Sudão durante a cerimônia de independência deste sábado, questões de fronteira ainda preocupam a comunidade internacional.

Ainda está em debate quem ficará com a região de Abyei, rica em petróleo. Em maio, forças do Sudão do Norte entraram na cidade. Estima-se que 170 mil pessoas tiveram que deixar suas casas por causa do conflito.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaÁfricaSudão

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher