Mundo

A conselho de médicos, premiê grego descarta ida à cúpula da UE

Quem também não poderá participar da cúpula é Vasilis Rapanos, o novo ministro das Finanças cujo estado de saúde despertou dúvidas de que possa assumir a pasta

Antonio Samaras: Samaras sofreu um deslocamento de retina na última sexta-feira e passou ontem pela cirurgia (Vladimir RysGetty Images)

Antonio Samaras: Samaras sofreu um deslocamento de retina na última sexta-feira e passou ontem pela cirurgia (Vladimir RysGetty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de junho de 2012 às 09h38.

Atenas - O novo primeiro-ministro da Grécia, o conservador Antonis Samaras, de 61 anos, não poderá participar da cúpula da União Europeia (UE) convocada para as próximas quinta e sexta-feira, já que foi desaconselhado pelos médicos responsáveis que operaram sua retina.

Em comunicado divulgado hoje em Atenas, o porta-voz do governo grego, Simos Kedikoglu, anunciou que a delegação do país à cúpula será liderada pelo ministro das Relações Exteriores, Dimitris Avramopulos.

Samaras sofreu um deslocamento de retina na última sexta-feira e passou ontem pela cirurgia. Ele deve receber alta amanhã, mas o médico que o operou, P. Zeodosiadis, declarou à imprensa que viajar seria arriscado para a saúde de seu paciente.

'Ele não pode viajar de avião e nem de carro, deve ficar em casa', disse.

Quem também não poderá participar da cúpula é Vasilis Rapanos, escolhido para ser o novo ministro das Finanças, mas cujo estado de saúde despertou dúvidas de que possa assumir a pasta. Rapanos teve que ser internado também na sexta após sofrer um desmaio, e por isso não pôde jurar seu cargo, como estava previsto.

'O estado de saúde de Vasilis Rapanos melhorou, e ele pode inclusive sair do hospital no domingo', afirmaram seus médicos em comunicado divulgado ontem.

Mas a nota de hoje do governo, que anuncia que Samaras não participará da cúpula, deixa claro que Rapanos também não irá. Em seu lugar viajará o ministro das Finanças interino, Giorgos Zanias. 

Acompanhe tudo sobre:Antonis SamarasCrise gregaEuropaGréciaPiigsPolíticosUnião Europeia

Mais de Mundo

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô

Disney expande lançamentos de filmes no dinâmico mercado chinês