EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 12 de março de 2013 às 16h05.
A 5° avenida continua em 2009 sendo o local mais caro do mundo, título que mantém há 8 anos consecutivos. Em segundo lugar vem a avenida Causeway em Hong Kong e em terceiro a Champs-Elysées, em Paris, segundo estudo da empresa de pesquisa Cushman Wakefield publicado nesta terça-feira.
Mas por causa do impacto da crise econômica sobre a evolução do consumo, mais da metade das 274 principais ruas comerciais do mundo acusou, nos últimos doze meses, uma diminuição do valor de aluguel.
O aluguel por m² e por ano para lojas na 5th Avenue atingiu 13.027 euros, 8,1% menor do que um ano passado. Na Champs-Elysees (7.732 euros), permaneceu estável. No entanto, os aluguéis caíram 15,1% no Causeway Bay, em Hong Kong (11.687 euros).
O quarto lugar ainda é ocupado pela Via Montenapoleone, em Milão, onde os aluguéis são negociados em média a 6,800 euros. Em quinto está Ginza, em Tóquio (5950 eiros), em sexto a londrina New Bond (5.885 euros) e em sétimo a Bahnstrasse (5.246 euros), em Zurique.
''A conclusão é que apesar do impacto da crise no consumo e no turismo podemos observar que os indicadores são mais resilientes do que o esperado e que a crise econômica não resultou em uma diminuição na atração dos grandes pólos, em particular da Champs-Elysées em Paris", disse Christian Dubois, CEO da Cushman & Wakefield.
Professor do IBMEC-SP, FIA e BSP, Gilberto Guimarães é diretor geral da multinacional francesa Groupe BPI no Brasil, empresa que atua na área de consultoria, RH e reorientação profissional. É também autor dos livros ''Esta Desabalada Carreira'' (GC Engenharia) e ''Tempos de grandes mudanças'' (Senac São Paulo).