Mundo

800 km de novas linhas de metrô expandem cobertura de transporte na China em apenas 1% no último ano

Expansão de 800 km no metrô chinês em 2023 resultou em aumento mínimo na cobertura de transporte público

Expansão do metrô chinês alcança 800 km, mas eficiência de cobertura ainda é um desafio. (Pilar Olivares/Reuters)

Expansão do metrô chinês alcança 800 km, mas eficiência de cobertura ainda é um desafio. (Pilar Olivares/Reuters)

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 17 de outubro de 2024 às 15h51.

Tudo sobreTransporte público
Saiba mais

800 km de novas linhas de metrô expandem cobertura de transporte na China em apenas 1% no último ano

Os 800 quilômetros de novas linhas de metrô construídas nas principais cidades chinesas em 2023 resultaram em um aumento de apenas 1% na área coberta pelo transporte público na China.

Eficiência reduzida no transporte público

A eficiência do transporte por quilômetro de novas linhas de metrô foi reduzida pela metade em comparação ao ano anterior, de acordo com o Relatório de Monitoramento de Transporte das Principais Cidades da China 2024, divulgado nesta quinta-feira, 17, pelo Laboratório de Monitoramento e Governança de Infraestrutura de Transporte Urbano, vinculado ao Ministério da Habitação e Desenvolvimento Urbano-Rural, e pela Academia Chinesa de Planejamento Urbano e Design.

Os serviços de metrô são fundamentais para a mobilidade em grandes centros urbanos. O raio de deslocamento em 41 cidades chinesas aumentou nos últimos cinco anos, com Xangai apresentando o crescimento mais expressivo, conforme o relatório que monitora 45 grandes cidades.

Investimento e alcance do metrô

“A cada 430.000 yuans (US$ 60.370) investidos na construção de trilhos, apenas mais uma pessoa passa a ser atendida pelo sistema de metrô”, afirmou Fu Lingfeng, responsável pelo relatório e diretor do Centro de Aplicação e Inovação de Dados da divisão de transporte urbano da CAUPD, ao Yicai.

A proporção de pessoas que se deslocam mais de 25 km em um único trajeto nas cidades monitoradas atingiu 8% no ano passado, o que equivale a mais de 8 milhões de pessoas. Pequim se destaca como a cidade com o maior número de "supercomutadores", com mais de 28% de seus cidadãos se deslocando por mais de uma hora.

Desafios no transporte de longa distância

“Pequim carece de linhas de metrô rápidas, e a eficiência dos deslocamentos superiores a 20 km é significativamente inferior à de Shenzhen e Guangzhou”, destacou Zhao Yixin, diretor-geral da divisão de transporte urbano. Ele apontou que o transporte de longa distância na capital precisa de melhorias urgentes.

Ao final de 2023, a área total coberta pelas linhas de metrô nas 45 cidades monitoradas ultrapassou 10.000 km, mas apenas um quinto dos trabalhadores e residentes vive a menos de 800 metros de uma estação de metrô.

Acompanhe tudo sobre:Transporte públicoMetrôs

Mais de Mundo

Cessar-fogo em Gaza: Hamas atribui avanço a Trump e critica Biden

Governo israelense aprova acordo de cessar-fogo e troca de reféns com o Hamas

Ex-ministra das Finanças do Canadá anuncia candidatura para substituir Trudeau