Mundo

80% dos moradores da fronteira EUA-México não querem muro

A pesquisa indica que 86% das pessoas que vivem do lado mexicano da fronteira se opõem ao projeto


	Trump: por outro lado, 10% dos residentes nas cidades fronteiriças mexicanas defendem as polêmicas propostas eleitorais de Trump
 (Kamil Krzaczynski / Reuters)

Trump: por outro lado, 10% dos residentes nas cidades fronteiriças mexicanas defendem as polêmicas propostas eleitorais de Trump (Kamil Krzaczynski / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2016 às 14h21.

Miami - Cerca de 80% das pessoas que residem na região da fronteira entre os Estados Unidos e o México são contrários à proposta do virtual candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, de construir um muro entre os dois países, apontou uma pesquisa divulgada nesta segunda-feira.

A pesquisa, realizada entre "Univision", "Dallas Morning News" e o "Cronkite News", da Universidade Estadual do Arizona, indica que 86% das pessoas que vivem do lado mexicano da fronteira se opõem ao projeto. No lado americano, a rejeição ao muro chega a 72%.

Por outro lado, 10% dos residentes nas cidades fronteiriças mexicanas defendem as polêmicas propostas eleitorais de Trump, enquanto o apoio sobe para 22% nos municípios americanos.

No entanto, apenas 2% dos americanos que concordam com a construção do muro acham que o México deveria pagar pela obra, como quer Trump.

A cidade que mais se opôs à proposta, que faz parte do programa eleitoral que será votado a partir desta segunda-feira na Convenção Nacional Republicana, é a cidade de Tijuana, vizinha de San Diego, na Califórnia.

Além disso, a pesquisa afirma que 69% dos mexicanos entrevistados e 59% dos americanos questionados acreditam que a campanha de Trump, repleta de mensagens duras contra a imigração, prejudica a relação entre os dois países.

O que ficou latente em ambos os casos são as estreitas relações entre os moradores da fronteira. De acordo com a pesquisa, 79% dos residentes dos EUA disseram que suas cidades "dependem" dos municípios mexicanos. O mesmo índice entre os mexicanos é de 69%.

A pesquisa, realizada entre abril e maio, foi realizada com 727 pessoas do lado mexicano e 700 americanos. A margem de erro é de 3,7 pontos percentuais.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCelebridadesDonald TrumpEleições americanasEmpresáriosEstados Unidos (EUA)MéxicoPaíses ricos

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado