Acampamento das Farc: 54% por cento dos entrevistados é otimista sobre a possibilidade de que o diálogo termine com um acordo de paz (AFP)
Da Redação
Publicado em 11 de setembro de 2012 às 12h33.
Bogotá - Quase oito em cada dez colombianos aprovam o diálogo de paz estipulado pelo governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pela imprensa de Bogotá.
Cerca de 77% dos entrevistados aprova o diálogo que começa no dia 8 de outubro em Oslo e continuará em Havana frente a 23% que o desaprova, segundo esta pesquisa, realizada pela empresa Ipsos Napoléon Franco para "RCN" Radio, "RCN" Televisión, emissora "La FM" e a revista "Semana".
O governo e as Farc chegaram no dia 26 de agosto em Havana a um acordo marco para negociar o fim do conflito, com uma agenda de seis pontos centrais, que inclui o abandono das armas por parte da guerrilha, a restituição de terras e o narcotráfico, entre outros temas.
Cinquenta e quatro por cento dos entrevistados é otimista sobre a possibilidade de que o diálogo termine com um acordo de paz e a desmobilização das Farc, frente a 41% dos que se declaram pessimistas, segundo a mesma pesquisa, cuja margem de erro é de 3,1%.
Os pesquisadores também perguntaram aos colombianos sua opinião sobre o presidente Juan Manuel Santos, no poder desde agosto de 2010 e que enfrenta uma forte oposição de seu antecessor e antigo correligionário e mentor, Álvaro Uribe (2002-2010).
Cerca de 57% dos entrevistados contestaram que aprovam a gestão do governante, número que representa alta de 15 pontos em relação ao resultado da pesquisa realizada pela mesma firma em julho, quando o apoio era de 42%.
Nesta nova pesquisa, a imagem propícia de Santos ficou em 60%, enquanto a imagem desfavorável é de 34%, enquanto que os resultados de suas tarefas satisfazem 57% e deixam 38% insatisfeitos.
A pesquisa foi realizada com 1.012 pessoas maiores de idade nas 13 cidades mais importantes do país.