Mundo

8 em cada 10 colombianos aprovam processo de paz com Farc

Segundo pesquisa, cerca de 77% dos entrevistados aprova o diálogo que começa no dia 8 de outubro em Oslo e continuará em Havana


	Acampamento das Farc: 54% por cento dos entrevistados é otimista sobre a possibilidade de que o diálogo termine com um acordo de paz 
 (AFP)

Acampamento das Farc: 54% por cento dos entrevistados é otimista sobre a possibilidade de que o diálogo termine com um acordo de paz  (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de setembro de 2012 às 12h33.

Bogotá - Quase oito em cada dez colombianos aprovam o diálogo de paz estipulado pelo governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira pela imprensa de Bogotá.

Cerca de 77% dos entrevistados aprova o diálogo que começa no dia 8 de outubro em Oslo e continuará em Havana frente a 23% que o desaprova, segundo esta pesquisa, realizada pela empresa Ipsos Napoléon Franco para "RCN" Radio, "RCN" Televisión, emissora "La FM" e a revista "Semana".

O governo e as Farc chegaram no dia 26 de agosto em Havana a um acordo marco para negociar o fim do conflito, com uma agenda de seis pontos centrais, que inclui o abandono das armas por parte da guerrilha, a restituição de terras e o narcotráfico, entre outros temas.

Cinquenta e quatro por cento dos entrevistados é otimista sobre a possibilidade de que o diálogo termine com um acordo de paz e a desmobilização das Farc, frente a 41% dos que se declaram pessimistas, segundo a mesma pesquisa, cuja margem de erro é de 3,1%.

Os pesquisadores também perguntaram aos colombianos sua opinião sobre o presidente Juan Manuel Santos, no poder desde agosto de 2010 e que enfrenta uma forte oposição de seu antecessor e antigo correligionário e mentor, Álvaro Uribe (2002-2010).

Cerca de 57% dos entrevistados contestaram que aprovam a gestão do governante, número que representa alta de 15 pontos em relação ao resultado da pesquisa realizada pela mesma firma em julho, quando o apoio era de 42%.

Nesta nova pesquisa, a imagem propícia de Santos ficou em 60%, enquanto a imagem desfavorável é de 34%, enquanto que os resultados de suas tarefas satisfazem 57% e deixam 38% insatisfeitos.

A pesquisa foi realizada com 1.012 pessoas maiores de idade nas 13 cidades mais importantes do país. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaDiplomaciaFarc

Mais de Mundo

Donald Trump nomeia Susie Wiles como chefe de gabinete

Milei terá encontro com Trump na semana que vem nos Estados Unidos

Setores democratas atribuem derrota de Kamala à demora de Biden para desistir da disputa

Pelúcias inspiradas na cultura chinesa viralizam e conquistam o público jovem