Mundo

72% dos colombianos votarão "sim" em plebiscito sobre paz

Além disso, 28% dos indagados na pesquisa disseram que optariam pela opção do "não" no plebicisto sobre os acordos de paz com as Farc


	Paz: as delegações do governo e as Farc assinaram um acordo de paz em 24 de agosto após quase 4 anos de negociações
 (John Vizcaino/Reuters)

Paz: as delegações do governo e as Farc assinaram um acordo de paz em 24 de agosto após quase 4 anos de negociações (John Vizcaino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2016 às 16h14.

Bogotá - De acordo com uma pesquisa divulgada nesta sexta-feira, 72% dos colombianos votarão "sim" no plebicisto sobre os acordos de paz com as Farc que será realizado no dia 2 de outubro.

Além disso, 28% dos indagados disseram que optariam pela opção do "não" nessa consulta.

As delegações do governo colombiano e as Farc assinaram um acordo de paz em 24 de agosto em Havana após quase quatro anos de negociações que põe fim a mais de meio século de conflito armado.

O acordo será assinado de maneira oficial em um ato solene em 26 de setembro em Cartagena de Indias e posteriormente será submetido à consulta popular em dito plebiscito.

No plebiscito, só será feita uma pergunta "O Senhor apoia o acordo final para a terminação do conflito e a construção de uma paz estável e duradoura?".

As intenções de voto por regiões mostraram que no litoral Caribe 80% votarão pelo "sim" e 20% pelo "não"; em Bogotá o "sim" registra 72% e o "não" 28%; enquanto na zona Central o "sim" leva 69% e o "não" 31%.

A medição na zona leste do país mostrou que 65% dos indagados optariam pelo "sim" e 35% pelo "não"; no litoral Pacífico o "sim" obteria 73% e o "não" 27%, enquanto no sudoeste o "sim" levaria 66% e o "não" 34%.

Na pesquisa, contratada pela "RCN" Rádio, "RCN" Televisão, El F.M. e a revista Semana, os indagados também responderam à pergunta: "Ao dia de hoje sua decisão de votar assim, já é definitiva e não vai a mudar, ou ainda há uma possibilidade que mude?"

80% responderam que já é uma decisão tomada, em tanto que o que o 20% afirmaram que ainda há uma possibilidade que mude.

A pesquisa foi realizada com 1.526 pessoas nas principais cidades do país entre 1 e 5 de setembro. Tem uma margem de erro que corresponde a 3,5% para o total da amostra.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaColômbiaFarcPlebiscito

Mais de Mundo

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido