Resgate de imigrantes no canal da Sicília, na Itália: ao menos cinco operações de resgate permitiram socorrer os imigrantes (AFP)
Da Redação
Publicado em 25 de outubro de 2013 às 09h09.
Roma - Quase 700 refugiados foram resgatados na noite de quinta-feira no canal da Sicília em diversas operações, anunciaram as autoridades italianas nesta sexta-feira, dia em que uma cúpula da União Europeia aborda a imigração clandestina.
Ao menos cinco operações de resgate permitiram socorrer os imigrantes, entre eles mulheres e crianças, afirmou a marinha italiana.
A embarcação "Cigala Fulgosi" socorreu um grupo de 99 pessoas que estavam em um barco à deriva 185 km ao sul da pequena ilha de Lampedusa, informa um comunicado da marinha.
A corveta "Chimera" resgatou, por sua vez, 219 pessoas que viajavam nas mesmas condições a 70 km da ilha, acrescentou a fonte.
Além disso, três embarcações da guarda-costeira italiana socorreram 300 imigrantes que estavam em duas embarcações e um cargueiro resgatou outros 90 localizados 200 km ao sul de Lampedusa, segundo um comunicado da guarda costeira.
A reunião de cúpula da União Europeia em Bruxelas analisa o tema da imigração clandestina para evitar que se repitam dramas como o que neste mês deixou mais de 40 mortos em dois naufrágios na costa de Lampedusa.