Mundo

70 mil crianças morrem de tuberculose ao ano, diz OMS

Segundo a organização, os sintomas dessa doença são dificilmente reconhecidos em crianças

Pacientes com tuberculose são atendidos em centro especializado na doença em Khayelitsha, sudoeste da África do Sul (Alexander Joe/AFP)

Pacientes com tuberculose são atendidos em centro especializado na doença em Khayelitsha, sudoeste da África do Sul (Alexander Joe/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2012 às 14h57.

Genebra - Setenta mil crianças morrem todos os anos de tuberculose, uma doença incurável frequentemente subnotificada devido à dificuldade de os profissionais de saúde reconhecerem os sintomas, alertou a Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira.

"A tuberculose costuma ser subnotificada em crianças porque os sintomas nelas não são muito específicos", disse Malgosia Grzemska, coordenador do departamento de tuberculose da OMS.

Ao contrário dos adultos, que costumam tossir incessantemente quando infectados pela doença, "as crianças podem nem mesmo tossir, podem ficar letárgicas, brincando menos", disse Grzemska.

O especialista da agência de saúde da ONU disse que assegurar acesso a exames a todas as crianças que vivem em lares com adultos infectados ajudará a detectar casos precocemente.

Crianças que vivem em lares com tuberculose e que não estiverem doentes devem ser submetidas a tratamento preventivo, enquanto aquelas infectadas devem ser tratadas precocemente, afirmou, acrescentando que cerca de meio milhão de bebês e crianças contraem a doença anualmente.

Acompanhe tudo sobre:DoençasEpidemiasOMS (Organização Mundial da Saúde)SaúdeTuberculose

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA