Mundo

70% dos americanos têm impressão favorável do papa Francisco

Pontífice realizará sua primeira visita ao país de 22 a 27 de setembro.


	Papa Francisco realizará sua primeira visita aos Estados Unidos de 22 a 27 de setembro
 (REUTERS)

Papa Francisco realizará sua primeira visita aos Estados Unidos de 22 a 27 de setembro (REUTERS)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de setembro de 2015 às 15h19.

Nova York - Sete americanos em cada dez dizem ter uma impressão favorável do papa Francisco, que realizará sua primeira visita ao país de 22 a 27 de setembro com escalas previstas em Nova York, Washington e Filadélfia, segundo uma pesquisa publicada neste domingo.

No entanto, quando se trata de sua impressão sobre a Igreja em geral, apenas 55% dos americanos se mostram favoráveis. Entre os católicos, o Papa recebe 86% de impressões favoráveis e a Igreja 81%.

Segundo esta pesquisa do Washington Post/ABC News, 64% dos americanos e 89% dos católicos aprovam a direção que o papa Francisco está dando à Igreja católica, enquanto 13% e 8%, respectivamente, a reprovam.

Entre os muitos compromissos incluídos no programa da visita aos Estados Unidos do pontífice, figura na quinta-feira de manhã um discurso perante o Congresso na capital federal Washington.

Entre os americanos, 59% consideram que seria apropriado que o Papa pressionasse a administração por uma intervenção nos problemas sociais, econômicos e ambientais, enquanto 31% estimam que seria impróprio.

À mesma pergunta, 67% dos católicos acreditam que seria apropriado, e 27% que não.

Finalmente, o Papa deveria ser mais ativo em matéria de problemas sociais, econômicos e ambientais, continuar como está ou ser menos ativo?

Para 54% dos americanos precisa seguir como está, para 23% deveria fazer mais e para 14% fazer menos. Entre os católicos, 52% consideram que precisa continuar como está, 30% acham que deveria fazer mais e 13% fazer menos.

A pesquisa foi realizada por telefone entre 7 e 10 de setembro com 1.003 adultos, e tem uma margem de erro de 3,5 pontos para a amostra total e de 7,5 pontos para os católicos.

Acompanhe tudo sobre:CatólicosEstados Unidos (EUA)Países ricosPapa FranciscoPapas

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'