O presidente uruguaio, José Mujica (Miguel Rojo/AFP)
Da Redação
Publicado em 6 de maio de 2014 às 08h48.
São Paulo – Mundialmente famoso por seu estilo de vida simples, o presidente do Uruguai, José Mujica, voltou hoje para as manchetes internacionais. Dessa vez, foi uma frase polêmica que virou notícia.
Ao conversar com o governador de um distrito uruguaio e sem perceber que os microfones estavam abertos, criticou a presidente Argentina, Cristina Kirchner, e Néstor Kirchner, que também governou o país. "Esta velha é pior que o caolho ... o caolho era mais político, ela é teimosa", teria dito o presidente uruguaio em referência aos Kirchner.
Mujica não chegou a pedir desculpas diretas, mas disse que nada abalaria a relação entre os dois países.
A questão é que o presidente do Uruguai é famoso por suas declarações. Ele, que doa 90% de seu salário para causas sociais, costuma falar frases que chamam atenção de admiradores e opositores. Confira alguns desses momentos:
Estamos governando a globalização, ou a globalização é que está nos governando?, em discurso na conferência Rio+20, realizada no Rio de Janeiro em 2012.
https://youtube.com/watch?v=zsOGZKRVqHQ%3Frel%3D0
Pobres não são aqueles que têm pouco, mas aqueles que querem muito, disse para a AFP ao responder que não era um presidente pobre, como é colocado em algumas ocasiões sobre seu estilo de vida.
Alguns pensam que o Uruguai deveria se desenvolver como Singapura, voltado para o resto do mundo e dando as costas aos países em seu entorno. Eu não concordo com isso., em entrevista para a revista Veja, em 2010.
A maneira tradicional [de combate às drogas] não está funcionando. Alguém tem que ser o primeiro a tentar isso, ao falar sobre a proposta legalização da maconha em seu país.
O que nos preocupa não é tanto a droga. O que nos preocupa até a morte é o narcotráfico, uma coisa diferente, em entrevista para a BBC sobre legalização das drogas.
Nós sabemos que não é uma resposta fácil, porque o Uruguai é um país pacato, um país de velhos. Um país cuja maioria é de velhos e somos de tendência conservadora, na mesma entrevista para a BBC sobre legalização das drogas.
Existe uma esquerda que se esqueceu de lutar pelo poder e agora se entretém em discutir o casamento igualitário. Mas os casais do mesmo sexo sempre existiram, ao dizer que tinha plena convicção de que a lei permitindo casamento gay, apoiada por ele, seria aprovada.
https://youtube.com/watch?v=fBj2JpgH2i0%3Frel%3D0
Veja também: De casamento gay até piada no primeiro discurso, as frases do novo papa