Mundo

Hollande é considerado um presidente ruim por 70% dos franceses

O mandato de cinco anos do presidente francês foi marcado por uma série de ataques terroristas, alto desemprego e revelações sobre sua vida privada

François Hollande: o atual presidente desistiu de buscar sua reeleição nas eleições de abril e maio deste ano (Etienne Laurent/Pool/Reuters)

François Hollande: o atual presidente desistiu de buscar sua reeleição nas eleições de abril e maio deste ano (Etienne Laurent/Pool/Reuters)

A

AFP

Publicado em 6 de abril de 2017 às 10h57.

Última atualização em 6 de abril de 2017 às 10h58.

Um total de 70% dos franceses consideram que François Hollande, que conclui seu mandato em meados de maio, foi um "presidente ruim", de acordo com uma pesquisa do instituto Odoxa publicada nesta quinta-feira.

Hollande, de 62 anos, desistiu de buscar sua reeleição nas eleições de abril e maio deste ano, ciente de que levaria o Partido Socialista a uma derrota.

Seu mandato de cinco anos foi marcado por uma série de ataques terroristas, alto desemprego e revelações sobre sua vida privada que mancharam sua imagem.

Embora dois terços dos entrevistados tenham uma imagem negativa do presidente, a pesquisa mostra que uma parte de seu legado é vista como positivo por uma parte dos franceses.

A maioria (54%) considera suas políticas em matéria de luta contra o terrorismo e suas reformas sociais - como o casamento entre pessoas do mesmo sexo - positivas. Mas, em matéria econômica, apenas 16% aprovam seu trabalho.

Os franceses devem comparecer às urnas em 23 de abril para o primeiro turno de uma eleição presidencial.

O centrista Emmanuel Macron, ex-ministro da Economia de Hollande, de 39 anos, é considerado pelas pesquisas o favorito, seguido de perto pela líder da extrema-direita, Marine Le Pen, e pelo conservador François Fillon.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesFrançaFrançois Hollande

Mais de Mundo

Rússia forneceu mísseis antiaéreos à Coreia do Norte em troca de tropas, diz diretor sul-coreano

Musk e Bezos discutem no X por causa de Trump

Otan afirma que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia

Líder da Coreia do Norte diz que diálogo anterior com EUA apenas confirmou hostilidade entre países