Mundo

63% dos americanos estão incomodados com republicanos

Pesquisa da CNN mostra que maioria afirma não estar satisfeito com republicanos pela paralisação parcial da administração federal

Membro da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos fala ao celular enquanto retorna para votação no Capitólio, em Washington (Jonathan Ernst/Reuters)

Membro da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos fala ao celular enquanto retorna para votação no Capitólio, em Washington (Jonathan Ernst/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2013 às 22h42.

Washington - Uma pesquisa publicada nesta segunda-feira pela rede de televisão "CNN" mostrou que 63% dos americanos afirmam não estar satisfeitos com os republicanos pela paralisação parcial da administração federal, enquanto 57% disseram estar insatisfeitos com os democratas.

O presidente americano, Barack Obama, também não obteve bom resultado na pesquisa, já que 53% dos cidadãos desaprovam sua atitude na hora de enfrentar a questão orçamentária.

"Parece que há culpa para todos e que ambas as partes estão sendo prejudicadas pela paralisação", afirmou a diretora de pesquisas da "CNN", Keating Holland.

De acordo com a pesquisa, 18% da população considera a paralisação parcial como uma crise e 49% a avalia como um grande problema. Dois terços dos entrevistados opinam que essa situação trará consequências mais graves.

"É um nível mais alto de preocupação do que o de novembro de 1995, quando o governo paralisou porque os democratas, liderados pelo presidente Bill Clinton, e os republicanos, comandados pelo presidente da Câmara, Newt Gingrich, não se colocaram de acordo sobre o financiamento", explicou Holland.

"Em 1995, 12% consideravam que a paralisação naquele momento estava causando uma crise e 44% pensavam que era um grande problema", acrescentou.

Os Estados Unidos completam hoje o sétimo dia de paralisação parcial de suas agências já que o Congresso não conseguiu adotar a lei de financiamento temporário, faltando um orçamento para o ano fiscal 2014, o que afetou mais de 800 mil funcionários federais e provocou a suspensão de vários serviços.

A enquete da "CNN" foi realizada entre os dias 3 e 6 de outubro, pela ORC International com 1.009 adultos em todo o país, consultados por telefone. A margem de erro é de três pontos percentuais.

Acompanhe tudo sobre:Estados Unidos (EUA)Países ricosPartido Republicano (EUA)Política

Mais de Mundo

China é uma das economias que mais cresceram em termos de inovação nos últimos 10 anos

China e Brasil são parceiros estratégicos maduros, diz ministro chinês

Furacão Helene deixa 41 mortos e 4,6 milhões sem energia nos EUA

Falta de água em Cuba: mais de um milhão de pessoas sem abastecimento