São Paulo – Diversas comunidades religiosas e étnicas, presença em uma série de países com características distintas e conflitos tornam o mundo árabe cheio de detalhes. Algumas dessas nuances voltam frequentemente ao centro das atenções mundiais. Mais recentemente, a Primavera Árabe iniciou uma grande mudança nesses países e ainda tem desdobramentos. Conhecer alguns detalhes da rotina e da cultura de povos árabes pode ajudar a entender as mudanças que ocorrem hoje. Clique nas imagens ao lado e conheça seis filmes (alguns com legendas em inglês) que apresentam um pedaço do mundo árabe.
O filme mostra o dia a dia de mulheres libanesas vivendo na capital Beirute. Salem Nasser, professor da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, recomenda o filme pois acredita que a história apresenta aspectos importantes de grupos religiosos no Líbano e mostram questões importantes sobre as mulheres nessa sociedade.
3. E agora, onde vamos?, Nadine Labaki (2011)zoom_out_map
3/8
Outro filme de Nadine Labaki que se passa em um vilarejo no Líbano e utiliza a história e o dia a dia de mulheres para falar sobre diferenças religiosas no país. Na opinião do professor Salem Nasser, o filme é interessante por tratar com sutileza problemas sociais que existem no Líbano. Embora o filme seja muito específico do Líbano, trata a questão de diferenças entre etnias e religiões, algo vivenciado em outros países árabes.
4. Edifício Yacoubian, de Marwan Hamed (2006)zoom_out_map
4/8
Nesse prédio no centro do Cairo se passa de tudo. O filme mostra como a sociedade egípcia lida com temas da atualidade que vão desde diferenças entre classes sociais até homossexualidade.
5. Paradise Now, de Hany Abu-Assad (2006)zoom_out_map
5/8
O filme conta a história de dois jovens palestinos, Saïd e Khaled, que são escalados e preparados para um atentado a Israel. O filme mostra aspectos da rotina dos amigos e das questões que permeiam o treinamento e a decisão de seguir em frente ou não no plano.
6. A Noiva Síria, de Eran Riklis (2004)zoom_out_map
6/8
Mona é uma jovem drusa que tem que cruzar a fronteira entre Israel e Síria para seu casamento com Tallel, outro jovem druso. Mas ela sabe que quando fizer isso, não poderá mais voltar para a vila que sua família habita em Israel. Com isso, o filme apresenta algumas características dessa comunidade árabe.
7. A Batalha de Argel, de Gillo Pontecorvo (1966)zoom_out_map
7/8
O filme retrata eventos decisivos da guerra pela independência da Argélia. A história retrata conflitos entre 1954 e 1957 que foram protagonizados pela Frente de Libertação Nacional e o exército francês. O filme, que foi polêmico em sua época, mostra tortura e técnicas não convencionais de combate.
8. Agora veja 8 filmes para entender a crise econômica mundialzoom_out_map
Serviço Meteorólogico do país anunciou retorno do risco de inundações repentinas nas Planícies do Sul neste sábado, incluindo partes do centro do Texas
Em meio ao debate sobre os planos do governo Trump de abolir a Agência Federal de Gestão de Emergências, o republicano se esquivou das perguntas sobre o assunto