Mundo

5 obras entre 1.500 achadas foram tomadas por nazistas

Uma força-tarefa montada para determinar a propriedade de obras de artes descobertas em 2012 afirmou que somente cinco delas foram tomadas ilegalmente de judeus


	Quadros: inspetores tributários alemães descobriram a coleção de arte, que incluía obras de Matisse e Picasso, em uma operação na casa de Cornelius Gurlitt
 (Don Emmert/AFP)

Quadros: inspetores tributários alemães descobriram a coleção de arte, que incluía obras de Matisse e Picasso, em uma operação na casa de Cornelius Gurlitt (Don Emmert/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de janeiro de 2016 às 18h22.

Berlim - Uma força-tarefa montada pelo governo alemão para determinar a propriedade de mais de 1.500 obras de artes descobertas em 2012 afirmou que somente cinco delas foram tomadas ilegalmente de judeus, o que gerou críticas de grupos judaicos.

Inspetores tributários alemães descobriram a coleção de arte, que incluía obras de Matisse e Picasso, em uma operação na casa de Cornelius Gurlitt.

O pai dele, um negociador de arte, vendeu o que Adolf Hitler classificou de "arte degenerada".

Após dois anos de pesquisas, a chefe da força-tarefa, Ingeborg Berggreen-Merkel, apresentou o relatório final nesta quinta-feira.

Ela disse que somente cinco peças foram confirmadas como arte roubada pelos nazistas, embora outras 499 foram classificadas como tendo um histórico questionável.

Das cinco, quatro foram devolvidas a herdeiros de seus donos, incluindo "Dois Cavaleiros na Praia", de Max Liebermann, e "Mulher Sentada", de Matisse.

O anúncio gerou críticas de Ronaldo Lauder, presidente do Congresso Mundial Judeu. Ele divulgou comunicado nesta quinta classificando os resultados apresentados pela força-tarefa como "raso e não satisfatório".

Lauder disse que espera que "a Alemanha faça melhor, dado que o tempo está acabando", e acusou a força-tarefa de fraco gerenciamento de seu trabalho.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaEuropaJudeusNazismoPaíses ricos

Mais de Mundo

Secretário do Comércio dos EUA diz que pausa nas tarifas de smartphones e computadores é temporária

Milei enfrenta primeiro teste de sua 'marca' política em ano eleitoral

Médico da Casa Branca diz que Trump está com 'excelente saúde'

EUA diz que tarifas sobre semicondutores provavelmente começarão 'em um mês ou dois'