Mundo

4,9 mi de mortes na pandemia não foram registradas na Índia, diz estudo

Especialistas cobram uma auditoria rigorosa sobre a quantidade de óbitos por covid. A contagem oficial da Índia é de 414 mil mortes

Estudo inclui mortes de todas as causas desde o começo da pandemia até junho deste ano (Danish Siddiqui/Reuters)

Estudo inclui mortes de todas as causas desde o começo da pandemia até junho deste ano (Danish Siddiqui/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 20 de julho de 2021 às 12h37.

O excedente de mortes na Índia durante a pandemia de Covid-19 pode chegar a 4,9 milhões de pessoas, segundo um novo estudo que fornece mais evidências de que milhões a mais podem ter morrido por causa do coronavírus do que a contagem oficial.

  • Quer saber tudo sobre o ritmo da vacinação contra a covid-19 no Brasil e no Mundo? Assine a EXAME e fique por dentro.

O relatório do Centro de Desenvolvimento Global, com sede em Washington, cujo co-autor, Arvind Subramanian, já foi o principal conselheiro econômico da Índia, inclui mortes de todas as causas desde o começo da pandemia até junho deste ano.

A contagem oficial da Índia de mais de 414 mil mortes é a terceira maior do mundo, atrás de Estados Unidos e Brasil, mas o estudo é mais um elemento às cobranças de especialistas por uma auditoria nacional rigorosa da quantidade de óbitos.

 

 

Um crescimento devastador de infecções em abril e maio, impulsionado em grande parte pela variante Delta, mais infecciosa e perigosa, sobrecarregou o sistema de saúde e matou pelo menos 170 mil pessoas apenas em maio, segundo dados oficiais.

"O que é tragicamente claro é que pessoas demais, em milhões mais do que em centenas de milhares, podem ter morrido", disse o relatório, estimando entre 3,4 milhões e 4,9 milhões o excedente de mortes durante a pandemia.

Mas o relatório não atribuiu todas as mortes excedentes à Covid-19.

"Nós focamos na mortalidade por todas as causas e estimamos o excedente de mortalidade em relação a uma base pré-pandemia, ajustando para a sazonalidade", disseram os autores.

 

 

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusÍndiaMortesPandemia

Mais de Mundo

Exportações da China devem bater recorde antes de guerra comercial com EUA

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"