A Unicef calcula que cerca de um milhão de crianças necessitem de ajuda na região (ANWAR AMRO/AFP)
Da Redação
Publicado em 14 de abril de 2015 às 13h23.
Damasco - O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) anunciou nesta terça-feira que entregou 43 caminhões com ajuda humanitária na cidade de Qameshli, na província nordeste síria de Al Hasaka, para ajudar 2,3 milhões de pessoas.
Em comunicado, o organismo internacional informou que os veículos cruzaram há poucos dias o ponto fronteiriço de Nusyabin, na vizinha Turquia.
"A entrega desta ajuda humanitária tão necessária chega em um momento crítico, já que o acesso em toda Síria está se transformando em um desafio para a Unicef e outros atores humanitários", afirmou a representante desta agência da ONU no país árabe, Hanaa Singer.
A carga inclui equipamentos de higiene e para bebês; tabletes para purificar água; detergente e sabão; remédios para tratar a diarreia e material para auxiliar partos.
A ajuda é para os deslocados que fugiram recentemente a Qameshli de zonas afetadas pela violência, como a cidade de Al Hasaka, na mesma província, áreas rurais de Deir al Zur, no nordeste, Tel Abiad, em Al Raqqah, situada também no nordeste, Homs, no centro; e os arredores de Damasco.
A Unicef calcula que cerca de um milhão de crianças necessitam de ajuda humanitária no nordeste da Síria.
Em todo o país, mais de 5,6 milhões de crianças têm necessidades urgentes, incluindo os 2 milhões que vivem em áreas de acesso limitado ou inexistente.