Mundo

4 milhões de pessoas estão ameaçadas pela fome no Sudão

Aproximadamente 3,3 milhões de pessoas no Sudão estão em situação de insegurança alimentar, mas este número deverá chegar a 4 milhões, diz FAO

Campo de refugiados no Sudão: "Sudão vive uma crise esquecida que continua a crescer", lamentou representante da FAO (Albert Gonzalez Farran/AFP)

Campo de refugiados no Sudão: "Sudão vive uma crise esquecida que continua a crescer", lamentou representante da FAO (Albert Gonzalez Farran/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de abril de 2014 às 14h07.

Roma - Aproximadamente 3,3 milhões de pessoas no Sudão estão em situação de insegurança alimentar, mas este número deverá chegar a 4 milhões nos próximos meses, alertou nesta quinta-feira a organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO).

Este aumento é resultado "da intensificação dos conflitos e deslocamentos em Darfur, de movimentos de refugiados do Sudão do Sul, de colheitas ruins e da escalada dos preços dos alimentos", indicou em um comunicado a agência especializada com sede em Roma.

"O Sudão vive uma crise esquecida que continua a crescer", lamentou Adan Abdi Jama, representante da FAO no país, citado pelo comunicado.

Entre os fatores que explicam esta situação incluem uma má colheita 2013-2014 devido a falta de chuva, com uma queda na produção de cereais entre 65 e 70% da média dos últimos cinco anos, explica a FAO.

Diante do aumento dos combates e da violência entre tribos, as pessoas abandonaram suas casas e terras, além de faltar sementes para o plantio, particularmente nas regiões de Darfur, Nilo Azul e Kordofan do Sul, segundo a agência.

Enquanto isso, o aumento de refugiados vindos do Sudão do Sul aumenta a pressão sobre os recursos naturais locais e aumenta o risco de conflito.

A FAO solicita 19 milhões dólares para uma série de intervenções de emergência em favor de 5,4 milhões de pessoas. A agência diz que recebeu apenas 7 milhões.

A organização pretende prestar assistência a 900 mil famílias vulneráveis.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaONUSudãoFome

Mais de Mundo

A Terra está rachando? 'Ultrassom' revela placa oceânica com rasgos de 5km de profundidade

Trump afirma que não está considerando ataques na Venezuela

Talibã pede para participar da COP30 em meio às secas no Afeganistão

Haddad lidera agenda estratégica para financiamento antes da COP30