Mundo

3 mortos em protestos por cotas de castas no oeste da Índia

Membros da comunidade "patel", que reivindicam cotas em centros educativos e em concursos públicos, vandalizaram a cidade ontem à noite


	Membros da comunidade patel sobem em carro de polícia: terceira pessoa morreu hoje de manhã quando uma multidão atacou uma delegacia na cidade de Palanpur
 (Reuters / Amit Dave)

Membros da comunidade patel sobem em carro de polícia: terceira pessoa morreu hoje de manhã quando uma multidão atacou uma delegacia na cidade de Palanpur (Reuters / Amit Dave)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de agosto de 2015 às 14h32.

Nova Délhi - Pelo menos três pessoas morreram em enfrentamentos com a polícia em protestos organizados no estado indiano de Gujarat por uma comunidade que exige um tratamento especial como grupo, informou a polícia à Agência Efe nesta quarta-feira.

Membros da comunidade "patel", que reivindicam cotas em centros educativos e em concursos públicos, vandalizaram a cidade ontem à noite em protesto pela detenção durante algumas horas de seu líder, Hardik Patel, quando morreram duas pessoas, explicou o diretor-geral da polícia de Gujarat, P.C. Thakur.

A terceira pessoa morreu hoje de manhã quando uma multidão atacou uma delegacia na cidade de Palanpur.

Thakur afirmou que agora a situação é "pacífica" em quase todo o estado e que só houve "incidentes esporádicos" e "alguns ataques à polícia" hoje.

Membros da comunidade "patel" reivindicam há semanas sua inclusão no grupo Outra classe Subdesenvolvida, o que lhes daria acesso a um sistema de reserva de cotas em centros educativos e empregos públicos que se aplica aos grupos mais desfavorecidos do rígido e hierárquico sistema hindu de castas.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCotasÍndiaPolítica no BrasilProtestos

Mais de Mundo

Autoridades evacuam parte do aeroporto de Gatwick, em Londres, por incidente de segurança

Japão aprova plano massivo para impulsionar sua economia

Rússia forneceu mísseis antiaéreos à Coreia do Norte em troca de tropas, diz diretor sul-coreano

Musk e Bezos discutem no X por causa de Trump