Mundo

24 consulados estão disponíveis para brasileiros nos EUA

Brasileiros que viajam para cidades norte-americanas terão à disposição nove consulados permanentes e mais 15 honorários a partir de hoje

Las Vegas é uma das cidades que recebeu um novo consulado, assim como Phoenix, Alabama, Cincinnati, Norfolk, Nova Orleans, Honolulu, Salt Lake City, San Diego, Boca Raton, Jackson, Menphis, Filadélfia, Hamilton e Seattle (Getty Images)

Las Vegas é uma das cidades que recebeu um novo consulado, assim como Phoenix, Alabama, Cincinnati, Norfolk, Nova Orleans, Honolulu, Salt Lake City, San Diego, Boca Raton, Jackson, Menphis, Filadélfia, Hamilton e Seattle (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de abril de 2012 às 11h08.

Brasília - Os brasileiros que moram nos Estados Unidos e aqueles que pretendem viajar para cidades norte-americanas terão à disposição nove consulados permanentes e mais 15 honorários a partir de hoje (30). Os novos consulados estão localizados em diferentes regiões do país, mas principalmente nas áreas de imigração, inclusive no Arizona e Alabama, cujo rigor na entrada de estrangeiros é maior.

A portaria do Ministério das Relações Exteriores atualizando a situação consular no território norte-americano está publicada na edição de hoje (30) do Diário Oficial da União. A medida entra em vigor no mesmo dia em que a Embaixada dos Estados Unidos mudou o sistema de concessão de vistos para brasileiros. As iniciativas fizeram parte das negociações da presidenta Dilma Rousseff e do presidente norte-americano, Barack Obama, no começo deste mês, quando se reuniram em Washington.

Além de Phoenix, no Arizona, e Birmingham, no Alabama, os demais 13 consulados honorários estão localizados em Cincinnati, Norfolk, Nova Orleans, Honolulu, Salt Lake City, San Diego, Las Vegas, Boca Raton, Jackson, Menphis, Filadélfia, Hamilton e Seattle.
Algumas dessas cidades estão em regiões de concentração de brasileiros, como Cincinnati, Phoenix e San Diego. Porém, Norfok, que é uma área de porto, também costuma atrair imigrantes, assim como as cidades do Sul dos Estados Unidos – Birmingham, Boca Raton, Jackson e Menphis –, pois é área fronteiriça com o México.

Nos próximos dias, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, deve retornar aos Estados Unidos para mais um ciclo de negociações. A primeira etapa de conversas foi concluída nos dias 9 e 10, quando Dilma foi ao país.

Acompanhe tudo sobre:Brasil-EUADiplomaciaEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Social-democratas nomeiam Scholz como candidato a chanceler nas eleições antecipadas

Musk critica caças tripulados como o F-35 — e exalta uso de drones para guerras

Líder supremo do Irã pede sentença de morte contra Netanyahu

Hezbollah coloca Tel Aviv entre seus alvos em meio a negociações de cessar-fogo