EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 7 de agosto de 2012 às 19h28.
Bagdá - A representante do Alto Comissariado para os Refugiados da ONU (Acnur) no Iraque, Claire Bourgeois, informou nesta terça-feira que mais de 22 mil refugiados iraquianos na Síria retornaram a seu país nas últimas três semanas.
Em entrevista coletiva em Bagdá, Bourgeois disse que ''foi constatado o retorno de 22,3 mil de um total de 87 mil iraquianos que o Acnur considera como refugiados na Síria, entre os dias 18 de julho e 6 de agosto''. Ela revelou ainda que a organização humanitária não descarta a possibilidade que cerca da metade do total retorne ao Iraque. Além disso, afirmou que aproximadamente 12 mil cidadãos sírios fugiram para o Iraque neste ano.
De qualquer forma, Claire ressaltou que esses 87 mil refugiados são um número baixo em comparação com o número real de iraquianos que moram na Síria - os números extra-oficiais iraquianos estimam um milhão e meio.
O enviado especial da ONU em Bagdá, Martin Kobler, afirmou na mesma entrevista coletiva que o retorno de iraquianos e a fuga de cidadãos sírios para o Iraque piorará ainda mais as dificuldades enfrentadas pelo governo e o povo iraquianos.