Mundo

19 aviões da China cruzam a linha do Estreito de Taiwan, diz imprensa estatal

Os dados do MND apontam que 12 caças Sukhoi SU-30, dois Chengdu J-10 e quatro Shenyang J-16 voaram pela linha mediana do Estreito de Taiwan

A China intensificou as manobras militares no início de agosto deste ano, depois que Nancy Pelosi visitou Taiwan (Matt Cardy/Reuters)

A China intensificou as manobras militares no início de agosto deste ano, depois que Nancy Pelosi visitou Taiwan (Matt Cardy/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de setembro de 2022 às 16h21.

Um total de 45 aeronaves militares chinesas e sete navios de guerra foram detectados em áreas ao redor de Taiwan na quinta-feira, 8, dos quais 18 aviões de guerra e um drone cruzaram a linha mediana do Estreito de Taiwan, afirmou o Ministério da Defesa Nacional (MND), de acordo com informações da agência estatal de Taiwan (CNA).

Os dados do MND apontam que 12 caças Sukhoi SU-30, dois Chengdu J-10 e quatro Shenyang J-16 voaram pela linha mediana do Estreito de Taiwan.

Os 12 SU-30 cruzaram a linha mediana do norte de Taiwan, enquanto os J-10 e J-16 o fizeram na parte sudoeste do país. Juntamente com os 18 aviões de guerra, um veículo aéreo não tripulado (UAV) Tengden TB-001 também fez um voo solo mais ao norte da linha mediana, elevando o número total de aeronaves militares para cruzar a linha para 19.

Enquanto isso, seis aviões militares também voaram para a parte sudoeste da zona de identificação de defesa aérea de Taiwan (ADIZ), segundo a agência oficial. O ministério disse que agilizou as patrulhas aéreas e navais de combate e implantou sistemas de mísseis de defesa para rastrear as aeronaves militares chinesas.

A China intensificou as manobras militares no início de agosto deste ano, depois que a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, visitou Taiwan nos dias 2 e 3 de agosto, realizando exercícios com munição real em seis locais ao redor do país. Dezenas de aviões de guerra chineses, incluindo os 14 na quinta-feira, cruzaram a linha mediana, a fronteira não oficial entre Taiwan e a China, desde a visita de Pelosi.

LEIA TAMBÉM:

Pentágono testa com sucesso míssil intercontinental

Biden diz que se reunirá com Xi se líder chinês for à reunião do G20

Acompanhe tudo sobre:ChinaEstados Unidos (EUA)Taiwan

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'