Mundo

150 voos são cancelados entre Arábia Saudita e Irã

O comércio entre a Arábia Saudita e o Irã é pequeno comparado ao tamanho de suas economias


	Manifestantes iranianos protestam com fotos do clérigo xiita executado Nimr al-Nimr: dezenas de milhares de iranianos viajam todos os anos ao reino saudita
 (REUTERS/Raheb Homavandi/TIMA)

Manifestantes iranianos protestam com fotos do clérigo xiita executado Nimr al-Nimr: dezenas de milhares de iranianos viajam todos os anos ao reino saudita (REUTERS/Raheb Homavandi/TIMA)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de janeiro de 2016 às 11h44.

Dubai - Cerca de 150 voos diretos entre o Irã e a Arábia Saudita, que transportam milhares de peregrinos todos os meses, foram suspensos com o rompimento dos laços diplomáticos entre os dois países, disseram fontes de aviação nesta terça-feira.

O ministro das Relações Exteriores saudita, Adel al-Jubeir, disse em uma entrevista à Reuters na segunda-feira que o comércio com o Irã e os voos para o país seriam interrompidos como parte de uma resposta diplomática à invasão da embaixada saudita em Teerã por manifestantes, depois que o reino executou um proeminente clérigo xiita.

O comércio entre a Arábia Saudita e o Irã é pequeno comparado ao tamanho de suas economias, mas dezenas de milhares de iranianos viajam todos os anos ao reino saudita para completar as peregrinações haj e umra – dogmas essenciais do Islã.

Embora Jubeir tenha dito que os peregrinos não seriam afetados pelo rompimento dos laços, fontes independentes disseram que os sauditas fecharam o órgão iraniano responsável por coordenar a haj no reino.

O haj, uma peregrinação anual que os muçulmanos devem cumprir pelo menos uma vez na vida, ocorrerá somente em setembro deste ano, mas a umra é quando a peregrinação acontece fora da temporada do haj.

Para isso, o peregrinos com frequência chegam em voos especiais sem marcação ou em voos fretados, e são esse que devem sofrer o maior impacto com o rompimento das relações.

Acompanhe tudo sobre:Arábia SauditaÁsiaIrã - PaísOriente Médio

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado