Mundo

12 milhões de crianças no Oriente Médio não vão a escola

Número não inclui as crianças que abandonaram a escola em consequência dos conflitos na Síria e no Iraque, o que elevaria o total a 15 milhões

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de abril de 2015 às 09h31.

Beirute - Mais de 12 milhões de crianças no Oriente Médio não frequenta a escola, apesar dos avanços do trabalho para ampliar a escolarização, anunciou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O número não inclui as crianças que abandonaram a escola em consequência dos conflitos na Síria e no Iraque, o que elevaria o total a 15 milhões, segundo um relatório do Unicef divulgado em Beirute.

O documento, publicado em conjunto pelo Unicef e o instituto de estatísticas da Unesco, elogia os "consideráveis recursos e o capital político" dedicados a expandir a educação no Oriente Médio na última década.

O texto destaca que "o número de crianças não matriculadas no ensino básico caiu em alguns casos pela metade", mas o documento também recorda que "nos últimos anos não foi registrado nenhum avanço".

No total, 4,3 milhões de crianças não frequentam a escola do ensino fundamental, 2,9 o ensino médio e 5,1 a educação infantil, somando 12,3 milhões de menores idade não escolarizados.

O número representa quase 15% das crianças do Oriente Médio em idade de frequentar o ensino infantil, fundamental e médio.

A pobreza é a principal causa do fenômeno, segundo o documento.

Acompanhe tudo sobre:CriançasOriente MédioONUEscolas

Mais de Mundo

Trump insinua um avanço nas negociações de paz no Oriente Médio

Prefeito de Nova York, Eric Adams, desiste de disputar reeleição

Igreja pega fogo nos EUA após tiroteio deixar um morto e nove feridos

Tufão Bualoi: Vietnã fecha aeroportos e vai evacuar 250 mil pessoas