Mundo

12 desafios do futuro presidente dos EUA

Consultoria política Brookings destaca as questões críticas que o próximo presidente terá que endereçar em seu programa de governo

Barack Obama ou seu sucessor terão que enfrentar questões polêmicas durante e após as eleições (Chip Somodevilla/Getty Images/AFP)

Barack Obama ou seu sucessor terão que enfrentar questões polêmicas durante e após as eleições (Chip Somodevilla/Getty Images/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2012 às 05h24.

São Paulo - Com o início da disputa pela definição do candidato republicano que enfrentará Barack Obama nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, as grandes questões que devem marcar a corrida à Casa Branca começam vir à tona em debates públicos.

Em meio a este cenário, a consultoria política Brookings destacou 12 questões críticas que o próximo presidente terá que endereçar em seu futuro programa de governo.

Veja, a seguir, quais são elas:

1. Afeganistão e Paquistão

Diante da retirada das tropas do Afeganistão e da tensa relação dos Estados Unidos com o Paquistão, o próximo presidente terá que tomar decisões políticas difíceis em relação ao sudeste asiático, destaca a consultoria.

2. O papel dos Estados Unidos no mundo

O papel dos Estados Unidos como grande superpotência mundial está cada vez mais em xeque. A Brookings alerta que ficar atento à ascensão de outros países que podem desafiar sua supremacia deve ser uma das prioridades do futuro presidente.

3. A volatilidade nos países árabes

Após as transformações políticas que sacudiram o mundo árabe, o próximo presidente terá que enfrentar diversos desafios na sua política internacional em relação à volátil região.

4. O déficit no orçamento

O déficit no orçamento e a economia fragilizada dos Estrados Unidos estão entre as questões mais importantes para os eleitores americanos e continuarão a dominar os debates durante a corrida presidencial, destaca a Bookings.

5. Mudanças no clima

As questões climáticas e as políticas energéticas dos Estados Unidos são um importante tópico para o próximo presidente, tanto dentro do atual contexto de crise econômica quanto no longo prazo.


6. Crescimento econômico

Retomar o crescimento, gerando empregos e melhores condições de moradia para os norte-americanos é outra questão crucial para o sucesso do próximo presidente.

7. Federalismo

O próximo presidente terá o desafio de aproveitar as diversas políticas regionais e níveis de governo dos estados norte-americanos para estimular a inovação e o crescimento, aponta a Brookings.

8. China

Em um mundo cada vez mais globalizado, os Estados Unidos enfrentam forte competição de países como a China e o próximo presidente terá que lidar com a delicada relação de seu país com a potência asiática.

9. Saúde

Marcado pelos altos custos e pela pouca eficiência, o sistema de saúde norte-americano é outro problema que o futuro presidente herdará.

10. Irã

Com a insistência do Irã em levar à frente seu programa nuclear, dando suporte a organizações terroristas no Oriente Médio e ameaçando aliados americanos na região, lidar com este poder hostil será um dos grandes desafios do próximo chefe da Casa Branca.

11. Reforma política e institucional

A polarização política e os impasses partidários são crescentes no governo americano hoje, diz a consultoria. Com os desafios econômicos continuando a dominar o debate em 2012, o próximo presidente terá a oportunidade de reavaliar a atual estrutura política dos Estados Unidos para estimular o crescimento.

12. Terrorismo

Dez anos se passaram desde o início da guerra ao terror, mas o terrorismo ainda está no topo das preocupações de segurança nos Estados Unidos e, portanto, deve ser um item importante na agenda do próximo presidente.

Acompanhe tudo sobre:Barack ObamaEleições americanasEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Qual visto é necessário para trabalhar nos EUA? Saiba como emitir

Talibã proíbe livros 'não islâmicos' em bibliotecas e livrarias do Afeganistão

China e Brasil fortalecem parceria estratégica e destacam compromisso com futuro compartilhado

Matt Gaetz desiste de indicação para ser secretário de Justiça de Donald Trump