Mundo

100 morrem em naufrágio na Índia, diz agência

Acidente aconteceu por volta das 16h locais (6h30 de Brasília) no distrito de Dhubri, em uma área remota e sem comunicação

Os acidentes de navegação são relativamente frequentes nesta parte da Índia (Shawkat Khan/AFP)

Os acidentes de navegação são relativamente frequentes nesta parte da Índia (Shawkat Khan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de abril de 2012 às 15h55.

Nova Délhi - Pelo menos 100 pessoas morreram e outras 100 estão desaparecidas devido a um naufrágio ocorrido nesta segunda-feira em um rio no estado de Assam, nordeste da Índia, informou a agência local ''PTI''.

O vice-chefe da administração local, Kumud Chandra Kalita, disse à agência que o acidente aconteceu por volta das 16h locais (6h30 de Brasília) no distrito de Dhubri, em uma área remota e sem comunicação. A embarcação, com cerca de 300 passageiros, navegava pelo rio Brahmaputra e afundou em maio a um forte temporal. Ainda segundo Kalita, 25 pessoas conseguiram se salvar nadando até a margem.

Contingentes da polícia e de um corpo paramilitar do exército foram à região para participar dos trabalhos de resgate. As vítimas estão sendo levadas a um hospital do estado.

O primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, expressou seu pesar pela tragédia através de um comunicado oficial e pediu que seja dada ''toda a assistência possível'' às autoridades de Assam para a operação de resgate.

O nordeste da Índia, que engloba uma série de pequenos estados com grande diversidade étnica e linguística, fica próximo a Bangladesh, Butão e Mianmar, e só está ligado ao resto do país por uma pequena faixa de terra. O Brahmaputra nasce no Tibete e corta totalmente o estado de Assam antes de desembocar no enorme delta do Ganges, em Bangladesh.

Os acidentes de navegação são relativamente frequentes nesta parte da Índia, repleta de rios, afluentes e lagoas, frequentemente devido ao estado precário das embarcações e ao fato de grande parte delas ultrapassarem o limite permitido de passageiros. Em março deste ano, pelo menos 142 pessoas morreram em um naufrágio similar em Bangladesh. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaMortesÍndiaTransportesNavios

Mais de Mundo

Putin diz que Otan 'trava guerra' contra a Rússia e promete 'resposta contundente' à pressão externa

Trump decide que os EUA estão em 'conflito armado' formal com cartéis de drogas

Câmara dialoga com assessores de deputada que estava em flotilha interceptada por Israel, diz Motta

No 2º dia do 'shutdown', Trump quer cortes em 'agências democratas' e mira os adversários políticos