Mundo

10 países da União Europeia rejeitam declaração contra drogas dos EUA

Os Estados Unidos lançaram um documento para a maior coordenação no combate às drogas, mas não obteve apoio dos 130 países presentes

Trump: o presidente americano pediu apoio para combater a epidemia de dependência no mundo (Carlos Barria/Reuters)

Trump: o presidente americano pediu apoio para combater a epidemia de dependência no mundo (Carlos Barria/Reuters)

E

EFE

Publicado em 24 de setembro de 2018 às 16h15.

Nações Unidas - A declaração promovida pelos Estados Unidos para pedir à comunidade internacional maior coordenação no combate às drogas não teve o apoio de dez países da União Europeia, que não assinaram o documento, respaldado nesta segunda-feira por 130 nações na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

Fontes do Ministério de Relações Exteriores da Espanha explicaram à Agência Efe que o governo de Pedro Sánchez não é contrário ao texto, mas decidiu não assinar a declaração porque a União Europeia não tem uma política comum na luta contra os entorpecentes. Além disso, a missão dos Estados Unidos nas Nações Unidas não permitiu negociar o conteúdo, por isso vários países europeus decidiram não corroborar.

Dos 28 Estados-membros, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Luxemburgo, Holanda, Espanha, Eslovênia e Suécia não assinaram.

O documento, intitulado "Chamada global à ação sobre o problema mundial das drogas", determina que os países signatários deverão implantar "planos nacionais de ação" para reduzir a oferta e a demanda de drogas, assim como ampliar o tratamento à dependência e fortalecer a cooperação contra o tráfico.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, presidiu hoje a reunião na qual essa declaração foi apresentada e aproveitou para pedir a cooperação internacional para "desmantelar a produção de drogas" e "combater a epidemia" de dependência que mata milhões de pessoas no mundo todo.

A assinatura da declaração aconteceu paralelemente à realização da 73ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Acompanhe tudo sobre:Conselho de Segurança da ONUDrogasEstados Unidos (EUA)Tráfico de drogasUnião Europeia

Mais de Mundo

Portugal diz ter controlado todos os incêndios que se espalharam pelo país esta semana

Após pagers, Israel faz bombardeio e mata comandante do Hezbollah em Beirute

Dez anos após desaparecimento de 43 estudantes no México, caso segue sem conclusão

O que é PETN, químico altamente explosivo que pode ter sido usado em pagers do Hezbollah