São Paulo - Um estudo recente do Institute for Economics & Peace constatou o que já era perceptível: o mundo está piorando. Guerras, revoltas e ataques terroristas ao redor do mundo deterioraram a situação da paz de 2008 para cá, fazendo com que os avanços dos últimos 60 anos retrocedessem. Enquanto 8% da população (mais de meio bilhão de pessoas) vive em países com muita violência, 5,5% vive nos poucos países com um alto índice de paz. Veja a seguir 10 fatos do Global Peace Index que mostra que a paz está cambaleante:
8% da população mundial (560 milhões de pessoas) vive nos 11 países mais violentos do mundo. Entre os piores, estão Síria, Afeganistão, Sudão do Sul, Iraque e Somália.
Já 5,5% da população mundial (385 milhões de pessoas) vive nos países considerados com “alto índice” de paz. 7 dos 10 países mais pacíficos do mundo estão na Europa, como Islândia e Dinamarca.
A Argentina está inclusa na lista dos dez países que, nos próximos dois anos, mais verão sua situação deteriorar. Outros são Zâmbia, Haiti, Chade, Bósnia e Herzegovina, Nepal, Burundi, Geórgia, Libéria e Catar.
28 países têm um "índice de paz muito alto". Na contramão, 17 países têm um índice considerado baixo; e 11 um índice muito baixo. A maioria dos países tem um índice de paz mediano.