Mercado Imobiliário

Patrocínio:

Design sem nome (3)

Meu marido faleceu. Tenho direito ao terreno que ele herdou dos pais?

Especialista responde dúvida de leitores; envie você também suas perguntas

Condomínio de apartamentos: inquilino tem a preferência da compra se o locatário quiser vender (Creatas Images/Thinkstock)

Condomínio de apartamentos: inquilino tem a preferência da compra se o locatário quiser vender (Creatas Images/Thinkstock)

Marcelo Tapai
Marcelo Tapai

Especialista em Direito Imobiliário

Publicado em 6 de julho de 2025 às 08h00.

Gostaria de saber se minha irmã tem direito à herança de um terreno que o marido dela recebeu dos pais. Eles não são casados, mas têm certidão de união estável desde 2002. Ele faleceu há 1 mês e a filha dele alega que minha irmã não tem direito, por ser uma herança recebida do pai dela.

Resposta de Marcelo Tapai, advogado especialista em direito imobiliário: A legislação brasileira equipara a união estável ao casamento para fins de direitos sucessórios. Isso significa que, no caso de falecimento, o cônjuge ou companheiro tem direito à partilha da herança, independentemente do regime de bens adotado no relacionamento.

Essa confusão sobre direito a bens particulares, como àqueles recebidos por herança ou que já pertenciam à pessoa antes do casamento, realmente é comum.

Somente quando há a separação do casal que os bens, chamados de particulares, não são partilhados com o cônjuge, a depender do regime de casamento. Na hipótese de falecimento, mesmo em casos do regime de separação total de bens ou existência de bens particulares, haverá a partilha.

Tem alguma dúvida sobre imóveis, locação ou venda? Envie suas perguntas para exameinvest@exame.com

Acompanhe tudo sobre:Mercado imobiliárioImóveisCasamentoHerança

Mais de Mercado Imobiliário

MRV (MRVE3) anuncia baixa contábil de US$ 144 milhões com imóveis da Resia

Novo endereço da Amazon em SP tem conforto da Faria Lima por quase metade do preço

Financiamento de usados no Minha Casa, Minha Vida dispara. Por que isso não é um sinal de alerta?

Caixa faz leilão de imóveis com descontos de até 45%; veja como participar