Mercado Imobiliário

Patrocínio:

Design sem nome (3)

Meu avô deixou uma casa, atualmente ocupada por um sobrinho-neto. Ele terá direito total ao imóvel?

Especialista responde dúvida de leitores; envie você também suas perguntas

Caso alguém que não seja herdeiro legítimo ocupe um imóvel, é fundamental a elaboração de um contrato ou de locação ou comodato (empréstimo) (andreswd/Getty Images)

Caso alguém que não seja herdeiro legítimo ocupe um imóvel, é fundamental a elaboração de um contrato ou de locação ou comodato (empréstimo) (andreswd/Getty Images)

Marcelo Tapai
Marcelo Tapai

Especialista em Direito Imobiliário

Publicado em 9 de fevereiro de 2025 às 08h00.

Meu avô deixou uma casa, atualmente ocupada por um sobrinho-neto. Com o tempo, ele terá direito total ao imóvel?

Resposta de Marcelo Tapai, advogado especialista em direito imobiliário: quando um imóvel de herança é ocupado por terceiros sem direito, a situação pode gerar uma série de complicações legais para os herdeiros. O direito de propriedade é fundamental e, quando alguém ocupa um imóvel de forma indevida, é importante saber como agir para regularizar a situação.

Se a negociação amigável não for possível, medidas legais como a ação de reintegração de posse devem ser tomadas para proteger os direitos dos herdeiros.

É possível o usucapião?

Caso nenhuma providência seja tomada com relação a esse terceiro, seja parente ou não, corre-se o risco da pessoa que ocupa o imóvel há muitos anos, pagando as contas e se comportando como dono, tente ingressar com um processo de usucapião.

A lei estabelece quais são os requisitos para se ter direito à usucapião e um desses requisitos é que a pessoa além de ocupar o imóvel e agir como dono por um longo período, o faça sem ser incomodada, ou seja, sem que os verdeiros donos questionem a ocupação.

Por isso, caso alguém que não seja herdeiro legítimo ocupe um imóvel, é fundamental a elaboração de um contrato ou de locação ou comodato (empréstimo), por exemplo, para ficar claro que os herdeiros permitem a ocupação, porém não abrem mão da propriedade. Esse documento impedirá que a pessoa reivindique a usucapião.

Tem alguma dúvida sobre imóveis, locação ou venda? Envie suas perguntas para exameinvest@exame.com

Acompanhe tudo sobre:Mercado imobiliárioHerançaImóveis

Mais de Mercado Imobiliário

Airbnb em Miami? Empresa incentiva brasileiro a investir em 'short stay' nos EUA

MRV (MRVE3) anuncia baixa contábil de US$ 144 milhões com imóveis da Resia

Novo endereço da Amazon em SP tem conforto da Faria Lima por quase metade do preço

Financiamento de usados no Minha Casa, Minha Vida dispara. Por que isso não é um sinal de alerta?