Mercado Imobiliário

Patrocínio:

Design sem nome (3)

Como calcular o valor justo de aluguel para o seu imóvel?

Para calcular o valor justo do aluguel é importante levar em conta a localização, a infraestrutura e a margem de lucro que se deseja obter

Diandra Guedes
Diandra Guedes

Colaboradora

Publicado em 4 de dezembro de 2024 às 17h03.

Calcular o valor justo de aluguel para um imóvel é um processo que envolve diversos fatores e exige uma análise cuidadosa tanto do local quanto do mercado imobiliário. Embora não exista uma fórmula exata para determinar o valor, alguns critérios e métodos podem ajudar a determinar um preço justo e competitivo.

O primeiro deles é avaliar as características do imóvel, como a localização e infraestrutura. Áreas centrais e de fácil acesso costumam ser mais valorizadas, especialmente regiões que contam com diversos comércios e serviços, como a Vila Madalena em São Paulo e a Savassi em Belo Horizonte.

Bairros turísticos como Copacabana e Leblon no Rio de Janeiro também tendem a ser mais caros e, consequentemente, mais valorizados.

O segundo ponto é analisar a metragem do imóvel, considerando a quantidade de quartos, banheiros e garagens, assim como as medidas dos ambientes. Além disso, imóveis mais bem conservados e que não precisam de reformas urgentes são mais atrativos. Por isso, pode ser necessário investir em reparos antes de precificar.

Análise de mercado

Outro fator importante a ser analisado é como está o mercado de imóveis no momento da precificação. É importante comparar a propriedade com a concorrência com base em suas características, não só em relação ao tamanho e número de cômodos, como o tempo médio de locação. Essas informações podem ser buscadas com corretores e imobiliárias.

Proprietários de imóveis também podem fazer o cálculo da rentabilidade imobiliária, que consiste em multiplicar o valor de mercado do imóvel com a taxa de rentabilidade para ter o resultado de quanto deve ser o aluguel.

É possível usar ferramentas disponíveis online para fazer a precificação, ou ainda contratar uma consultoria profissional.

Custos adicionais

No momento de fazer o cálculo também é importante avaliar as despesas fixas do imóvel, como condomínio e IPTU, uma vez que esses valores influenciam a decisão de quem está buscando um local para alugar.

Na maioria das cidades, o percentual do IPTU varia entre 1,5% e 3%, e o valor pode ser cobrado de duas maneiras: como taxa única anual ou diluído na mensalidade do aluguel.

É importante levar em conta também que o proprietário pode reajustar o valor do aluguel durante o contrato de locação, desde que esteja de acordo com a Lei do Inquilinato.

Quanto cobrar pelo aluguel do meu imóvel?

Para os proprietários que desejam saber como precificar seus imóveis, além dos critérios observados acima também é interessante levar em conta:

  • Oferta e demanda: a quantidade de imóveis disponíveis para alugar na região e a procura por imóveis influenciam no valor final a ser cobrado;
  • Percentual sobre o valor do imóvel: considerar um percentual entre 0,5% e 1% do valor de venda do imóvel como base para o cálculo do aluguel. Esse número é líquido, ou seja, já exclui encargos como IPTU e condomínio;
  • Método da renda: nesse método, são considerados os custos fixos do imóvel (IPTU, condomínio, seguros, etc.) e uma margem de lucro desejada.  Também é importante levar em conta se o dono irá receber o valor mensalmente, semestralmente ou anualmente. 

Se ainda restarem dúvidas, vale a pena consultar um corretor de imóveis ou advogado especializado no tema.

Acompanhe tudo sobre:Imóveis

Mais de Mercado Imobiliário

Novo endereço da Amazon em SP tem conforto da Faria Lima por quase metade do preço

Financiamento de usados no Minha Casa, Minha Vida dispara. Por que isso não é um sinal de alerta?

Caixa faz leilão de imóveis com descontos de até 45%; veja como participar

Um condomínio à prova de clima extremo em plena selva de pedra