Mercado Imobiliário

Patrocínio:

Design sem nome (3)

Bourbon de Porto Alegre, do Grupo Zaffari, sai do papel após 20 anos

Grupo começou a "juntar" terrenos para construção do shopping desde 2003; lojas inéditas em território gaúcho vão estrear no espaço

Shopping Bourbon Carlos Gomes, em Porto Alegre: portas abertas a partir do dia 30 (Grupo Zaffari/Divulgação)

Shopping Bourbon Carlos Gomes, em Porto Alegre: portas abertas a partir do dia 30 (Grupo Zaffari/Divulgação)

Letícia Furlan
Letícia Furlan

Repórter de Mercados

Publicado em 28 de outubro de 2025 às 14h14.

Última atualização em 28 de outubro de 2025 às 14h48.

Porto Alegre ganha um novo shopping a partir de 30 de outubro. O Bourbon Carlos Gomes, com 86 mil metros quadrados de área construída, abre suas portas ao público às 10 horas.

Antes disso, a EXAME visitou todo o complexo, que conta com lojas inéditas no território gaúcho, como a academia Bio Ritmo e o cinema Cinépolis VIP. 

O complexo conta com 13 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL), com 83% do espaço já de lojas já locado.

O terreno para o shopping vem sendo preparado desde 2003, quando ainda havia a discussão acerca da Terceira Perimetral da Avenida Carlos Gomes.

“Há 40 anos, esse era um espaço sem comércio. Com o tempo, essa região começou a se transformar em uma nova centralidade. No início do século foi quando decidimos comprar os primeiros terrenos para formar o que é, hoje, o shopping”, afirma Claudio Luiz Zaffari, CEO do grupo homônimo.

Em 2019, a aprovação de um projeto urbanístico e obras para melhorar o trânsito na região da Avenida Carlos Gomes abriu espaço para o Zaffari tirar, por fim, o projeto do papel. Para tanto, o Grupo Zaffari fez uma parceria com a Incorporadora UMA.

"A parceria também envolveu as famílias proprietárias de antigas casas que dariam ao Bourbon ainda mais metros quadrados. A UMA desenvolveu um caminho para fazer um uso misto, usando potenciais construtivos que estavam disponíveis", explica Zaffari.

O shopping fica localizado na avenida, um dos principais eixos corporativos da capital gaúcha. O complexo contará também com duas torres comerciais, o Z Tower e o UMA Corporate.

O primeiro possui salas comerciais distribuídas em 5,6 mil metros quadrados, com comunicação direta do seu átrio com o shopping e os estacionamentos. No 12º andar, há salas de reuniões, auditório e um jardim suspenso para convivência, que é um destaque na fachada da torre. O segundo é composto por salas comerciais, auditório e uma área de convivência externa

O projeto arquitetônico interno do mais novo Bourbon é assinado pelo Studio Arthur Casas, que assina, pela primeira vez, um projeto de shopping em Porto Alegre.

*a repórter viajou para Porto Alegre a convite do Grupo Zaffari

Acompanhe tudo sobre:Mercado imobiliárioZaffari & BourbonRio Grande do SulPorto AlegreShopping centers

Mais de Mercado Imobiliário

Em SP, setor de escritórios vive melhor momento; Rebouças é destaque

Obras cada vez mais rápidas aceleram entrega de imóveis: entenda

Moro no sítio da minha mãe falecida. Quando configura usucapião?

'Mansão' no topo de prédio histórico de SP é vendida por R$ 3 milhões